Leia também:
X Covid: Biden amplia metas para avançar em vacinação

Confira imagens dos violentos protestos na Colômbia

Estima-se 19 mortos e 800 feridos, de acordo com levantamento da ONU

Monique Mello - 04/05/2021 16h50 | atualizado em 04/05/2021 17h11

Nesta terça-feira (4), manifestantes confrontaram membros do Esquadrão Móvel Anti-Motim (ESMAD) durante os protestos em Cali, Colômbia. Os protestos contra a política econômica do governo colombiano vão continuar, agora focados na oposição à reforma da saúde, e, para isso, foi convocada uma nova greve nacional nesta quarta-feira (5), conforme anunciaram os dirigentes sindicais.

A Colômbia passa por um período de forte turbulência social desde a última semana, quando massivos protestos populares foram convocados após a apresentação de um projeto de reforma tributária pelo governo de Iván Duque ao Congresso.

A proposta foi apresentada ao Congresso no dia 15 de abril como medida para financiar os gastos públicos na quarta maior economia da América Latina e visava aumentar a base de arrecadação do imposto de renda e aumentar impostos sobre serviços básicos e IVA. Ela foi considerada muito onerosa para a classe média e imediatamente rechaçada por sindicatos, movimentos sociais e diversos setores da sociedade.

Houve confrontos em protestos por todo o país, sendo Cali o epicentro. Estima-se que 19 pessoas já foram mortas durante os embates que envolvem policiais, militares e manifestantes. O número de feridos gira em torno de 800.

 

Leia também1 Entenda o que motivou protestos da população na Colômbia
2 Colômbia: Ministro renuncia após 19 mortes em protestos
3 Presidente da Colômbia anuncia uso do Exército 'contra protestos'
4 Polícia Federal prende traficante colombiano no Rio de Janeiro
5 Venezuela aumenta salário, mas valor não chega a R$ 19

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.