Leia também:
X EUA são denunciados por separarem crianças de pais

Confira curiosidades sobre a Rússia, o país da Copa 2018

A maior parte da população, por exemplo, é adepta da Igreja Ortodoxa

Jade Nunes - 19/06/2018 14h29 | atualizado em 20/06/2018 09h13

A Rússia, palco da Copa do Mundo 2018, guarda muitas curiosidades, nem sempre conhecidas do grande público. Para saber mais sobre este país, confira a lista feita pelo Pleno.News.

1. Alfabeto
A Rússia utiliza letras em cirílico em vez do alfabeto latino desde a Idade Média. Historiadores creem que os símbolos surgiram no século 10.

2. Lago Baikal
O lago Baikal, localizado no sudeste da Rússia, é o mais profundo do mundo. Ele possui quase 1,7 km de profundidade e responde por 20% da água doce não congelada da Terra, de acordo com a Unesco. O Baikal também é considerado o mais antigo lago do planeta, com 25 milhões de anos.

3. Religião
A maioria da população russa é adepta da Igreja Ortodoxa. Ela surgiu há cerca de dois mil anos. No século 11, porém, a instituição se separou da Igreja Católica.

4. Órgão de espionagem
O KGB, famoso órgão de espionagem da União Soviética, mudou de nome após o fim do comunismo no país. Atualmente, o FSB, ou Serviço Federal de Segurança, está envolvido em polêmicas como manipulação eleitoral nos Estados Unidos.

5. Jogos Olímpicos
A Rússia é uma das nações com mais expressão nos Jogos Olímpicos. Recentemente, porém, o país se envolveu em uma polêmica. O governo de Vladimir Putin enfrentou acusações de adulterar resultados de exames antidoping nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014.

6. Bonecas russas
Um dos mais queridos suvenirs russos é a matrioska, a bonequinha que traz uma dentro da outra. O brinquedo surgiu no fim do século 19. Hoje também é possível encontrar matrioskas de figuras públicas, como políticos.

7. Noites Brancas
Assim são denominadas as noites de verão de São Petersburgo. O apelido surgiu porque não escurece nas datas próximas ao fim de junho. Mesmo à noite, o céu fica com aspecto de fim de tarde. Isto acontece por causa da inclinação da Terra.

8. Território
A Rússia é o país com a maior área territorial do mundo, com aproximadamente 17,1 milhões de quilômetros quadrados. Apesar do tamanho, figura em nono no quesito país mais populoso.

9. Rota Transiberiana
A Transiberiana, oficialmente, corresponde à distância entre Moscou e Vladivostok. Mas é possível ainda seguir de trem até Pequim e Pyongyang, capital da Coreia do Norte. Caso o trem não parasse, a viagem levaria seis dias e os viajantes passariam por oito fusos horários diferentes.

10. Frio extremo
Yakutsk, no leste da Rússia, chega a atingir – 60° Celsius. Para se ter uma ideia, a água congela assim que entra em contato com o ar. Apesar do frio, os termômetros podem ultrapassar os 30°C no verão.

Leia também1 Confira 30 jogadores cristãos que estão na Copa do Mundo
2 Abertura da Copa do Mundo da Rússia gera memes
3 Vai à Copa do Mundo? Veja quais igrejas visitar no país

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.