Leia também:
X Covid-19: Butantan irá pedir uso emergencial de vacina chinesa

EUA: FDA inicia avaliação que pode aprovar vacina da Moderna

22 integrantes debatem sobre agente imunológico contra a Covid-19

Pleno.News - 17/12/2020 16h38 | atualizado em 17/12/2020 16h50

Comitê da FDA inicia avaliação que pode aprovar vacina da Moderna nos EUA Foto: Reprodução

Um comitê que assessora a agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos (FDA) começou, nesta quinta-feira (17), a avaliar a vacina da companhia farmacêutica Moderna, no último passo antes de aprovar a imunização, que poderia já começar nos próximos dias.

Composto por 22 integrantes, o Comitê Assessor de Vacinas e Produtos Biológicos da FDA iniciou reunião sobre o agente imunológico contra o novo coronavírus às 9h locais (11h pelo horário de Brasília).

Na terça-feira (15), a FDA havia anunciado a confirmação da segurança e da eficácia da vacina, em uma análise preliminar, indicando que os dados são “coerentes com as recomendações exigidas na Guia de Autorização de Uso de Emergência para Vacinas”.

A Moderna informou que os testes clínicos mostraram uma eficácia de 94,1% para prevenir a Covid-19 e 100% para evitar casos graves da doença.

O Comitê Assessor da FDA está se reunindo depois que, no início desta semana, trabalhadores do setor de saúde no Alasca tiveram reações alérgicas à primeira vacina aprovada nos EUA, da Pfizer e BioNTech, que começou a ser aplicada na segunda-feira (14).

No Reino Unido, as autoridades chegaram a emitir recomendação de que não fosse aplicado o agente em pessoas com alergias severas.

Por causa disso, o tema foi abordado durante a reunião de hoje com o grupo de análise. O especialista em vacinas Doran Fink pediu que todos fiquem “alertas durante a primeira fase da campanha de vacinação”, para avaliar a ocorrência de novos casos de reação alérgica.

O governo começará a distribuir 5,9 milhões de doses da vacina Moderna assim que acontecer a aprovação dela, revelou na quarta-feira (16) o secretário de Saúde dos Estados Unidos, Alex Azar. Ele também afirmou que mais 2 milhões de doses da vacina da Pfizer serão entregues na próxima semana.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Profissional de saúde foi para UTI ao receber vacina da Pfizer
2 Presidente francês Emmanuel Macron testa positivo para Covid
3 Casa Branca diz que Pence e esposa serão vacinados na sexta
4 Covid: Alemanha diz que iniciará vacinação em 27 de dezembro
5 Alasca: Profissional de saúde teve reação alérgica após vacina

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.