Leia também:
X Trump acusa Biden: ‘Nosso país está sendo destruído’

Com viés antiaborto, Parlamento Europeu elege nova presidente

Roberta Metsola é terceira mulher a presidir a instituição na sua história

Natalia Lopes - 18/01/2022 19h30 | atualizado em 19/01/2022 11h55

Roberta Metsola é a nova presidente do Parlamento Europeu Foto: EFE/ Julien Warnand

A deputada maltesa Roberta Metsola, de centro-direira, foi eleita presidente do Parlamento Europeu nesta terça-feira (18). Aos 43 anos, ela se torna a terceira mulher a presidir a instituição na sua história.

Representante de Malta, Metsola alcançou a maioria absoluta necessária para assumir o cargo no primeiro turno, com 458 votos, enquanto a sueca Alice Bah Kuhnke obteve 101 votos, e a espanhola Sira Rego, 57 votos. A candidatura de Metsola obteve o apoio público, além do apoio de sua própria família política, dos social-democratas e liberais.

Roberta Metsola sucede o social-democrata italiano David Sassoli, que morreu na terça-feira passada, aos 65 anos. Ela tem mandato para os próximos dois anos e meio, até que a legislatura termine e as eleições para o Parlamento Europeu sejam realizadas novamente.

Com 43 anos, Metsola é a pessoa mais jovem a presidir uma instituição comunitária e a primeira líder de um dos principais órgãos da União Europeia a vir de Malta, menor país da União Europeia, com cerca de 500 mil de habitantes.

ANTIABORTO
Os adversários buscam chamar atenção para a sua posição contra o aborto. Metsola votou em junho contra um relatório que pedia a todos os estados membros da UE que “garantissem o acesso universal ao aborto seguro e legal” para as mulheres. Na disputa ao cargo de presidente do Parlamento Europeu, ela foi criticada, mas não deixou sua posição de lado e conquistou a vitória.

Leia também1 Trump acusa Biden: 'Nosso país está sendo destruído'
2 EUA: Candidato democrata fuma maconha em campanha eleitoral
3 Spray contra Influenza e Covid chega ao Brasil no próximo mês
4 Agência europeia aponta nova reação à vacina AstraZeneca
5 Portugal apura morte de menino por possível reação à vacina

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.