Leia também:
X Homem confessa ter iniciado incêndio em catedral francesa

Com frio no sul, gafanhotos devem seguir longe do Brasil

Nuvem dos insetos já reduziu em um terço após pulverização na Argentina

Paulo Moura - 26/07/2020 16h02 | atualizado em 26/07/2020 16h04

Um terço da nuvem de gafanhotos já foi morta após pulverizações Foto: Reprodução/TV Globo

A ocorrência de temperaturas baixas, previstas para os próximos dias no Rio Grande do Sul, deve manter a nuvem de gafanhotos que se aproxima do território brasileiro na Argentina.

Segundo informações da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS (Seapdr), os insetos não se movimentaram nos últimos dias, e continuam a 98km de Barra do Quaraí, cidade mais próxima da fronteira com o Uruguai.

– Hoje [sábado] se manteve a condição de frio e eles estão fazendo voos pelo mesmo local. Não se agrupou a nuvem para fazer deslocamento. É uma situação que vai persistir pelos próximos dias em função das temperaturas baixas -declarou o fiscal agropecuário da Seapdr, Juliano Ritter.

Com a informação, o Ministério da Agricultura do Brasil ofereceu ajuda para a Argentina e o Uruguai nas ações de combate à praga. A expectativa é de que os insetos não entrem no país pelo Rio Grande do Sul pelo menos até a próxima quinta-feira (30).

Um avião agrícola jogou produtos químicos sobre uma mata de eucaliptos na província de Entre Ríos, na Região Nordeste da Argentina, onde a nuvem está concentrada desde a última terça-feira (21). A medida tem surtido já que, de acordo com o governo argentino, um terço da nuvem, que chegou a ter 15 quilômetros quadrados, já foi eliminada.

Os insetos ocupam atualmente uma área de 230 hectares, onde atacam plantações de laranjas e limões. As autoridades brasileiras seguem monitorando outras duas nuvens de gafanhotos, uma no Norte da Argentina e outra no Paraguai.

Leia também1 Nuvem gigante de formigas sobrevoa os céus da Europa
2 Nuvem de gafanhotos muda a direção para o Uruguai
3 Tremor de terra é registrado no centro de Vitória (ES)
4 Cobras voadoras intrigam web e cientistas. Assista ao vídeo!
5 Susto! Gafanhotos invadem condomínio em Pernambuco

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.