Leia também:
X Desabamento em Miami tem 159 desaparecidos e 4 mortos

Com avanço de variante, Sydney entra em fase ‘preocupante’

Austrália já havia praticamente zerado os casos de Covid-19

Monique Mello - 25/06/2021 11h15 | atualizado em 25/06/2021 11h39

Sydney, capital da Austrália Foto: EFE / EPA / DAN HIMBRECHTS

Com a disseminação da variante Delta do coronavírus, a Austrália está entrando em sua fase mais preocupante da pandemia, segundo disseram autoridades em um alerta para o país que, até então, havia lidado bem com a crise e registrado um baixo número de casos da doença e de mortes.

O surto dessa variante altamente infecciosa em Sydney representa o período “mais assustador de toda a pandemia”, de acordo com a premiê do estado de Nova Gales do Sul, Gladys Berejiklian.

A fase começou na semana passada, quando um motorista de limusine do aeroporto da cidade foi diagnosticado com Covid-19. O número de casos da doença cresceu para 36, incluindo 11 anunciados na quinta-feira (24). O surto é minúsculo para os padrões globais, mas um grande problema em um país que segue uma estratégia de transmissão zero.

O parlamento estadual de Nova Gales do Sul foi fechado na quinta-feira (24) depois que um legislador testou positivo para o vírus. Na quarta-feira (23), passageiros tiveram que decidir, no meio de um voo, se deveriam entrar em quarentena ou retornar a Sydney depois que outros estados australianos fecharam suas fronteiras.

Funcionários e cientistas estão especialmente preocupados com a aparente facilidade com que a variante Delta, detectada pela primeira vez na Índia, passa de pessoa para pessoa. Imagens de vídeo mostram o motorista da limusine em contato com estranhos em um shopping center e em um café. Cientistas dizem que é possível pegar o vírus simplesmente compartilhando o mesmo espaço de uma pessoa infectada.

– Isso torna essa variante extremamente perigosa por causa da maneira como os casos [de Covid-19] podem crescer exponencialmente – disse Michael Plank, especialista em modelagem de dados da Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia.

– Onde a variante original pode ter tido dez casos, a variante Delta pode ter 80 casos ao mesmo tempo, o que tornaria rapidamente impossível o controle [da pandemia] sem um bloqueio.

Instalações de testes de Covid-19 podem ser vistas em cidades da Austrália Foto: EFE / EPA / JAMES ROSS

A cidade de Melbourne, no estado de Victoria, foi bloqueada no mês passado depois que a variante Delta foi detectada lá. Até agora, as autoridades em Sydney pararam de impor um bloqueio, embora a polícia tenha dito que garantiria que as pessoas cumprissem regras, como o uso de máscaras no transporte público e a proibição de que moradores de partes de Sydney viajem para fora da área metropolitana.

– Em uma pandemia, a complacência não tem lugar. Estou apelando a cada cidadão… todos nós devemos obedecer aos conselhos de saúde ao pé da letra – disse Gladys Berejiklian aos repórteres.

O governo estadual introduziu na quarta-feira (23) um limite de cinco visitantes nas residências em Sydney, regras mais rígidas de distanciamento social e uso de máscaras em locais fechados, incluindo locais de trabalho.

NOVA ZELÂNDIA
A Nova Zelândia também está em alerta depois que um homem de Sydney voou para a capital, Wellington. Ele estava infectado e passou um fim de semana visitando restaurantes e um museu. As autoridades neozelandesas limitaram as reuniões na região de Wellington a menos de 100 pessoas, e as máscaras foram tornadas obrigatórias no transporte público.

No momento, segundo Michael Plank, a cobertura vacinal é muito baixa para fazer diferença no controle de qualquer surto de Covid-19.

– Portanto, precisamos levar muito a sério a ameaça dessa variante [do coronavírus] e tomar as medidas necessárias para eliminá-la o mais rápido possível – disse Plank.

*AE

Leia também1 OMS: Variante Delta Plus pode impactar resposta imunológica
2 Aumento de casos de Covid faz Israel retomar uso de máscaras
3 Governo amplia decreto que limita entrada de estrangeiros
4 Variante Delta provoca 3ª onda mais rápida e forte na África
5 Fernández promete vacinação "até o último argentino"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.