Leia também:
X Confira fotos das joias roubadas do Museu do Louvre, em Paris

Colômbia chama embaixador nos EUA após acusações de Trump

Ação diplomática aponta para crise entre os dois países

Pleno.News - 20/10/2025 14h47 | atualizado em 20/10/2025 15h42

Gustavo Petro Foto: EFE/EPA/JUSTIN LANE

O embaixador colombiano nos Estados Unidos, Daniel García-Peña, foi convocado pelo presidente Gustavo Petro para retornar ao país após as declarações de Donald Trump contra o governo da Colômbia.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores confirmou nesta segunda-feira (20) a chegada do embaixador a Bogotá e declarou que, nas próximas horas, o governo informará sobre as decisões que foram tomadas a respeito da fala do presidente dos Estados Unidos contra Petro.

Trump disse neste domingo (19) que o presidente colombiano é o “líder do tráfico de drogas ilegais” e que a produção em massa de drogas tornou-se o maior negócio da Colômbia.

– O presidente Gustavo Petro, da Colômbia, é um líder do tráfico de drogas ilegais que incentiva fortemente a produção em massa de drogas, em campos grandes e pequenos, por toda a Colômbia. Tornou-se, de longe, o maior negócio da Colômbia, e Petro não faz nada para impedi-lo, apesar dos pagamentos e subsídios em larga escala dos EUA, que nada mais são do que um roubo a longo prazo da América – declarou Trump.

Convocar o embaixador de um país para retornar ao seu Estado é um movimento diplomático que indica uma crise entre os países. A fala do líder norte-americano ainda traz incertezas econômicas para a Colômbia, pois o país recebe beneficiários de ajuda americana.

Leia também1 Petrobras recebe aval do Ibama para explorar Foz do Amazonas
2 COP30: Janja convida Brigitte Macron para banho de rio
3 GO: Primo de prefeita morre após passar mal em aula de crossfit
4 Filme Bugonia terá sessão só para pessoas que rasparem cabeça
5 Erika Hilton vai a halloween dos famosos de "deusa da Justiça"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.