Leia também:
X Conselho argentino desaprova restrição à exportação de carne

Colômbia: 129 pessoas seguem desaparecidas após protestos

290 indivíduos foram localizados pelas autoridades

Pleno.News - 24/05/2021 16h55 | atualizado em 24/05/2021 17h12

Novas manifestações no país tiveram início no dia 28 de abril Foto: EFE / Ernesto Guzmán Jr

As autoridades da Colômbia ainda buscam por 129 pessoas que foram dadas como desaparecidas durante os protestos das últimas semanas, que tiveram início no dia 28 de abril e deixaram pelo menos 43 mortos, enquanto 290 já foram localizadas.

O Ministério Público informou em comunicado que, em ação conjunta com a Defensoria do Povo, “foram encontradas 290 pessoas que tinham sido dadas como desaparecidas. O Mecanismo de Busca Urgente (MBU) ainda está ativo para atender a 129 pedidos (de busca)”.

O comunicado conjunto especifica que as instituições consolidaram com as informações recebidas entre 28 de abril e 23 de maio.

A informação acrescenta que o Ministério Público também possui provas de pelo menos uma denúncia de desaparecimento forçado, ocorrido no último dia 4, na cidade de Zaragoza, no departamento de Antioquia.

Por outro lado, o Ministério Público informou ter denunciado que 43 pessoas morreram nestes dias, embora apenas “17 delas tenham uma ligação direta com os protestos”.

A nota explica que o maior número de óbitos ocorreu no departamento de Valle del Cauca, com 11, incluindo oito na capital Cali, epicentro dos protestos no país.

Cali tem sido a cidade mais atingida pela violência nos protestos, com graves acusações de excessos da força policial contra os manifestantes e problemas de perturbação da ordem pública, com grupos de pessoas roubando estabelecimentos e destruindo material urbano.

Além das 11 mortes em Cali, ocorreram três em Cundinamarca e mais uma em Bogotá, Cauca e Tolima, respectivamente.

As autoridades também verificam sete mortes e há provas suficientes em 19 casos para para garantir que não estão vinculadas às manifestações ou mobilizações.

Os protestos começaram na Colômbia no dia 28 de abril contra a extinta reforma tributária proposta pelo governo, mas têm continuado (cada vez com menos força) desde então, com diversas reivindicações, e tornado visível o descontentamento social no país.

*EFE

Leia também1 Sobe para 23 o nº de mortos em erupção no Congo. Veja fotos!
2 EUA registraram ao menos 12 tiroteios no fim de semana
3 Obama admite que Estados Unidos têm registros de OVNIs
4 Israel anuncia fim das restrições após sucesso na vacinação
5 Índia ultrapassa marca dos 300 mil mortos por coronavírus

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.