Colômbia: 129 pessoas seguem desaparecidas após protestos
290 indivíduos foram localizados pelas autoridades
Pleno.News - 24/05/2021 16h55 | atualizado em 24/05/2021 17h12

As autoridades da Colômbia ainda buscam por 129 pessoas que foram dadas como desaparecidas durante os protestos das últimas semanas, que tiveram início no dia 28 de abril e deixaram pelo menos 43 mortos, enquanto 290 já foram localizadas.
O Ministério Público informou em comunicado que, em ação conjunta com a Defensoria do Povo, “foram encontradas 290 pessoas que tinham sido dadas como desaparecidas. O Mecanismo de Busca Urgente (MBU) ainda está ativo para atender a 129 pedidos (de busca)”.
O comunicado conjunto especifica que as instituições consolidaram com as informações recebidas entre 28 de abril e 23 de maio.
A informação acrescenta que o Ministério Público também possui provas de pelo menos uma denúncia de desaparecimento forçado, ocorrido no último dia 4, na cidade de Zaragoza, no departamento de Antioquia.
Por outro lado, o Ministério Público informou ter denunciado que 43 pessoas morreram nestes dias, embora apenas “17 delas tenham uma ligação direta com os protestos”.
A nota explica que o maior número de óbitos ocorreu no departamento de Valle del Cauca, com 11, incluindo oito na capital Cali, epicentro dos protestos no país.
Cali tem sido a cidade mais atingida pela violência nos protestos, com graves acusações de excessos da força policial contra os manifestantes e problemas de perturbação da ordem pública, com grupos de pessoas roubando estabelecimentos e destruindo material urbano.
Além das 11 mortes em Cali, ocorreram três em Cundinamarca e mais uma em Bogotá, Cauca e Tolima, respectivamente.
As autoridades também verificam sete mortes e há provas suficientes em 19 casos para para garantir que não estão vinculadas às manifestações ou mobilizações.
Os protestos começaram na Colômbia no dia 28 de abril contra a extinta reforma tributária proposta pelo governo, mas têm continuado (cada vez com menos força) desde então, com diversas reivindicações, e tornado visível o descontentamento social no país.
*EFE
Leia também1 Sobe para 23 o nº de mortos em erupção no Congo. Veja fotos!
2 EUA registraram ao menos 12 tiroteios no fim de semana
3 Obama admite que Estados Unidos têm registros de OVNIs
4 Israel anuncia fim das restrições após sucesso na vacinação
5 Índia ultrapassa marca dos 300 mil mortos por coronavírus