Leia também:
X Papa se abre após incêndio em Paris: ‘Incredulidade e tristeza’

‘Colapso de Notre-Dame foi evitado por questão de 30 min’

Bombeiros conseguiram acessar as torres e evitar uma tragédia maior

Jade Nunes - 16/04/2019 11h23 | atualizado em 16/04/2019 11h24

Autoridades analisam os danos na Catedral de Notre-Dame Foto: EFE/Christophe Petit Tesson

A destruição total da Catedral de Notre-Dame em Paris, na França, foi evitada por questão de “15 minutos ou meia hora”, informou nesta terça-feira (16) o secretário de Estado de Interior da França, Laurent Nuñez, que narrou que, nesse lapso de tempo, um grupo de bombeiros conseguiu acessar as torres e evitar o colapso.

– Cerca de 20 funcionários, que colocaram suas vidas em perigo, entraram nas duas torres para combater o incêndio de dentro e isso permitiu salvar o edifício – afirmou o secretário de Estado de Interior na esplanada da catedral.

Nuñez garantiu que a preocupação das autoridades agora é “a segurança do edifício” e revelou que foram detectados “alguns pontos vulneráveis”, sobretudo nas abóbadas e em uma parte do transepto norte, o que fez com que as autoridades tivessem que esvaziar cinco edifícios vizinhos de forma preventiva.

Os trabalhos para garantir a segurança da estrutura do edifício nos pontos mais sensíveis vão se prolongar durante as próximas 48 horas, acrescentou Nuñez.

Uma vez finalizados esses trabalhos, será possível entrar no edifício para resgatar as obras que permanecem em seu interior, algumas das quais não foram danificadas, acrescentou o secretário de Estado de Interior.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Papa se abre após incêndio em Paris: 'Incredulidade e tristeza'
2 Para procurador, incêndio em Catedral foi "acidente"
3 Entenda a importância da Catedral de Notre-Dame

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.