Cientistas se preocupam com o nível da “Geleira do Apocalipse”
À medida que o gelo vai derretendo, o nível do mar aumenta e isso pode gerar um colapso mundial
Leiliane Lopes - 24/02/2023 19h36 | atualizado em 27/02/2023 10h15
Uma nova pesquisa diz que a chamada “Geleira do Apocalipse”, localizada na Antártida Ocidental, está derretendo rapidamente. Seu nome original é Thwaites, uma geleira do tamanho do estado da Flórida que, se entrar em colapso, pode gerar uma grande catástrofe ao aumentar o nível do mar.
A revista Nature publicou, no dia 15 de fevereiro, que os cientistas perceberam que rachaduras profundas e formações de “escadas” no gelo estão derretendo muito mais rápido.
O principal fator para esse fenômeno seria as mudanças climáticas. A cada ano, o derretimento da geleira faz o nível do mar subir em 4%.
Desde o final dos anos 90, Thwaites recuou quase 14 quilômetros, expondo uma fatia maior de gelo à água relativamente quente do oceano. O derretimento completo da geleira aumentaria o nível do mar em 70 centímetros, devastando comunidades costeiras em todo o mundo.
Mas não é só isso. A geleira age como uma represa natural para o gelo circundante que, segundo os cientistas, se entrar em colapso poderá aumentar o nível do mar em três metros. A previsão é que esse fenômeno só venha a acontecer em centenas ou milhares de anos.
Leia também1 Caiado critica decisão da Justiça sobre visita íntima: "Motel?"
2 Após casos em humanos, gripe aviária H5N1 preocupa OMS
3 Moraes defende queixa-crime de Tabata Amaral contra Eduardo B.
4 Leitão faz alegações descabidas e defende aumento da gasolina
5 Ecad cobra da CUT R$ 200 mil de direitos autorais de artistas