Leia também:
X Crise diplomática: Islândia vai boicotar Copa da Rússia 2018

Cientistas flagram elefante ‘fumando’ e ficam intrigados

Pesquisadores encontraram animal consumindo cinzas de carvão e expelindo a fumaça

Gabriela Doria - 26/03/2018 20h31 | atualizado em 27/03/2018 09h58

Em um vídeo intrigante, pesquisadores da ONG Wildlife Conservation Society (WCS) registraram o que parece ser um elefante “fumando” cinzas de carvão. Nas imagens, é possível ver que o animal consome as cinzas e, logo em seguida, expele a fumaça. O flagrante aconteceu no Parque Nacional Nagarahole, no Sul da Índia.

O vídeo foi registrado por Vinay Kumar, diretor-assistente da WCS. Intrigados, pesquisadores especulam que o animal poderia estar brincando ou inalando a substância por causa de suas propriedades naturais.

– Eu acredito que o elefante está tentando ingerir carvão de madeira. Ele parece pegar pedaços do chão da floresta, soprando as cinzas que vêm junto e consumindo o resto – disse Varun Goswani, biólogo da WCS.

Ainda segundo os cientistas, o carvão tem propriedades medicinais que protegem os animais de toxinas. A substância, quando ingerida ou inalada, pode também auxiliar no trato digestivo do animal, estimulando o funcionamento do intestino.

Segundo a comunidade científica, até hoje só se tinha conhecimento de um animal, além dos humanos, que seria consumidor de carvão. O macaco colobus-vermelho-de-Kirk, típico de Unguja, principal ilha de Zanzibar, é famoso por ingerir cinzas para auxiliar no combate de toxinas presentes em amêndoas e mangas, por exemplo.

Leia também1 Vídeo de rato tomando banho causa debate na Internet
2 Morre Sudan, o último rinoceronte-branco macho

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.