Cientistas encontram ovo com “bebê dinossauro” preservado
Descoberta de um embrião preservado após milhares de anos é algo extremamente raro
Paulo Moura - 22/12/2021 09h25 | atualizado em 22/12/2021 09h55

Um estudo publicado nesta terça-feira (21), na revista científica iScience, revelou que um grupo de cientistas encontrou um fóssil de um embrião de dinossauro dentro do ovo, na China. A pesquisa aponta que o “bebê dinossauro”, que recebeu o nome de Baby Yingliang, pertence ao grupo dos terópodes oviraptorídeos.
A descoberta anunciada nesta semana surpreende por conta do fato de que, nos últimos 100 anos, apesar de muitos ovos e ninhos fossilizados de dinossauros terem sido encontrados, a descoberta de um embrião preservado após milhares de anos é algo extremamente raro.
Originalmente, o ovo fossilizado havia sido adquirido em 2000 por Liang Liu, diretor de uma empresa chamada Yingliang Group. O item acabou sendo armazenado e ficou esquecido até que foi redescoberto durante a construção do Museu de História Natural da Pedra de Yingliang.
O fóssil ajudou os pesquisadores a identificarem uma nova posição embrionária em dinossauros. De acordo com o estudo, o “bebê dinossauro” está com a cabeça apoiada no ventre, com uma perna de cada lado do corpo e as costas enroladas. Na prática, tal descoberta sugere que este grupo desenvolveu uma postura semelhantes à das aves no final da incubação.
Leia também1 Witzel pede que condenação seja anulada para voltar ao governo
2 Orçamento de 2022 é aprovado com "fundão" de R$ 4,9 bilhões
3 Anvisa pede mais dados para aprovar CoronaVac em crianças
4 TSE libera, e Marcelo Ramos sai do PL após entrada de Bolsonaro
5 Mamãe Falei é condenado por chamar advogados de "gado"