Leia também:
X Deltacron: Cepa mista de Delta e Ômicron é encontrada no Chipre

Cientistas encontram e escavam “dragão marinho” de 10 metros

Pesquisadores estimam que o fóssil tenha 180 milhões de anos

Thamirys Andrade - 10/01/2022 13h30 | atualizado em 10/01/2022 13h46

Cientistas encontram gigantesco dragão marinho de 180 milhões de anos
Ictiossauro pré-histórico encontrado em Rutland Water Foto: Reprodução / YouTube / Anglian Water

Uma das maiores descobertas da história da paleontologia britânica foi feita por cientistas de Midlands, no Reino Unido. Trata-se de um gigantesco ictiossauro pré-histórico, também conhecido como “dragão marinho”, que foi encontrado durante drenagem de rotina em uma lagoa no reservatório de Rutland Water.

Com 10 metros de comprimento e um crânio de uma tonelada, o fóssil é o maior e mais completo ictiossauro já encontrado no país, além de ser o primeiro da espécie Temnodontosaurus trigonodon. Os paleontólogos estimam que o ictiossauro possua cerca de 180 milhões de anos.

O fóssil foi encontrado pelo conservacionista Joe Davis em fevereiro de 2021, e uma equipe de especialistas foi levada ao local para uma cuidadosa escavação, que levou dois meses. O trabalho foi finalizado em setembro de 2021.

– Superou todas as expectativas possíveis; é totalmente inspirador. Eu espero que o dragão marinho de Rutland permaneça aqui. Ele devia ficar, é a sua casa – disse Alicia Kearns, membro do parlamento de Rutland e Melton.

Conhecidos por seus grandes dentes e olhos, os ictiossauros eram répteis marinhos parecidos com golfinhos com tamanhos que variavam de 1 a 25 metros de comprimento. Até hoje, mais de 100 espécies foram escavadas ao redor do mundo, alguns deles ainda filhotes que sequer chegaram a nascer.

Essa não é a primeira descoberta de um dragão marinho em Rutland Water. Outros dois ictiossauros foram encontrados no reservatório. No entanto, seus fósseis estavam incompletos e eram bem menores. Na verdade, a descoberta de um ictiossauro deste porte é extremamente rara, só tendo ocorrido na Alemanha e América do Norte até hoje.

Leia também1 Cabul: Bebê entregue a soldado em aeroporto reencontra família
2 Com tensão e ameaças, EUA e Rússia se reúnem em Genebra
3 Incêndio em prédio residencial em NY deixa ao menos 19 mortos
4 1º vez na Colômbia: Paciente não terminal consegue eutanásia
5 Jovem brasileiro morre afogado em lago congelado nos EUA

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.