Leia também:
X Biden retira ordem de vacinação após decisão da Suprema Corte

Cientistas afirmam que estamos a 100 segundos do juízo final

Indicador em forma de relógio seria uma previsão de quão perto a humanidade estaria de seu fim

Paulo Moura - 26/01/2022 09h24 | atualizado em 26/01/2022 09h46

Cientistas indicam que fim do mundo estaria próximo Foto: Thomas Gaulkin/Bulletin of the Atomic Scientists

Acadêmicos americanos do Boletim dos Cientistas Atômicos divulgaram na última quinta-feira (20) a mais recente previsão do chamado Relógio do Juízo Final, do original Doomsday Clock em inglês. De acordo com os cientistas, faltam apenas 100 segundos para o fim do mundo. O indicador em forma de relógio seria uma previsão de quão perto a humanidade estaria de seu fim.

A marca de 100 segundos é a pior de toda a história do Relógio do Juízo Final, publicado pela primeira vez há 75 anos, mas é a mesma dos últimos dois anos (2020 e 2021). Uma análise comparativa da série histórica dos últimos anos mostra que o “fim dos tempos” estaria muito próximo. Em 1991, por exemplo, faltavam 17 minutos; em 2002, sete; e em 2015, três.

– Estamos presos em um momento perigoso, que não traz estabilidade nem segurança – diz a professora Sharon Squassoni, copresidente do Conselho de Ciência e Segurança do Boletim dos Cientistas Atômicos.

O QUE É “O RELÓGIO DO JUÍZO FINAL”
Atualizado todo ano pelos cientistas do Boletim, o “relógio” foi criado em 1947 pelo cientista Albert Einstein e por pesquisadores da Universidade de Chicago que participaram do Projeto Manhattan e, desde então, tem como objetivo apontar o quão perto a humanidade está de se destruir. Naquele ano, faltavam sete minutos para o fim do mundo.

Na prática, é como se tudo o que aconteceu em nosso planeta fosse compactado em um único ano, com os humanos surgindo pouco antes de 23h30 das vésperas de Ano Novo. Diante disso, a meia-noite seria uma metáfora para o fim do mundo, com o relógio se aproximando desse horário, com ameaças contínuas e perigosas para a humanidade.

No ano passado, por exemplo, de acordo com os cientistas atômicos, os fatores que contribuíram para a manutenção da marca de 100 segundos para a “meia-noite” foram exacerbados por “uma ecosfera de informações corrompidas que prejudica a tomada de decisões racionais”.

– O relógio não é ajustado por sinais de boas intenções, mas por evidências de ação ou, neste caso, inação. Os sinais de novas corridas armamentistas são claros – completa Scott D. Sagan, da Universidade de Stanford.

Leia também1 Faustão vai bem e derruba ibope do Jornal Nacional na 1ª semana
2 Biden retira ordem de vacinação após decisão da Suprema Corte
3 Caso Henry: Advogado do goleiro Bruno assume defesa de Jairinho
4 PTB convida ministra Damares Alves para se filiar ao partido
5 Biden 'não tem intenção' de enviar tropas dos EUA à Ucrânia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.