Leia também:
X Homem mata garçom após demora na entrega do prato

Cientista afirma que colisão com asteroide é “100% certa”

Especialista explicou que o importante é saber quando ela ocorrerá

Camille Dornelles - 19/08/2019 11h13 | atualizado em 19/08/2019 17h02

Especialista afirma que colisão de asteroide com o planeta é certa Foto: Pixabay

Em uma entrevista à rede de notícias internacional NBC News, a cientista Danica Remy afirmou o que ninguém gostaria de ouvir: a colisão de um asteroide com a Terra é “100% certa”.

Para a especialista, a única incógnita é quando ocorrerá o choque. A Nasa monitora todos os asteroides que passam perto do nosso planeta. Os que têm mais de um quilômetro de diâmetro são considerados alertas.

Para Remy, porém, o perigo não está apenas no tamanho, já que “mini-asteroides” também podem provocar um estrago. Ela afirmou que um corpo com 60 metros de diâmetro já poderia inundar cidades costeiras e matar milhões de pessoas.

– Esse tipo de devastação seria em nível regional, mas traria consequências globais em relação aos sistemas de transporte e rede e também no clima – explicou.

Remy falou à NBC no último dia 10. Ela faz parte da B612 Foundation, uma organização privada que atua em métodos de proteção do planeta.

QUASE
Há duas semanas, um enorme corpo celeste passou “raspando” do planeta, de acordo com as projeções da Nasa. Ele ficou a 4 milhões de quilômetros da atmosfera terrestre e viajava a uma velocidade de 16,7 mil quilômetros por hora. Se algo o tirasse de sua rota em direção à Terra, ele levaria apenas 10 dias para colidir com o planeta.

Além da proximidade, o que também alertava os cientistas era sobre seu tamanho, de 560 metros de diâmetro. Isso é maior do que a pedra mais alta do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, e do Empire State Building, em Nova Iorque.

Leia também1 Svalbard, última parada antes do fim do mundo
2 Nave da Nasa busca resposta sobre origem da vida
3 Geleira declarada morta terá "funeral" e virará memorial

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.