Leia também:
X Aprovação de Trump dispara e bate recorde desde a eleição

Cidade onde Davi se refugiou pode ter sido encontrada

Arqueólogos fizeram descoberta ao Sul de Israel

Gabriela Doria - 08/07/2019 11h43

Cidade onde Davi se refugiou pode ter sido encontrada Foto: EFE/Abir Sultan

A descoberta de um assentamento dos tempos do rei Davi sobre outro filisteu de mais de 3 mil anos no sul de Israel faz investigadores israelenses acreditarem que ali poderia ter se situado a cidade bíblica de Ziclague. Segundo o Antigo Testamento, este é o local onde o monarca teria se refugiado.

Localizada na jazida de Khirbet al Rai, os arqueólogos desenterraram evidências da existência dos filisteus e israelitas. Eles consideram que estão sobre uma geografia na qual o relato bíblico narra o refúgio de Davi sob o amparo do monarca filisteu Aquis, quando escapava do primeiro rei israelita Saul.

O professor Yosef Garfinkel, da Universidade Hebraica de Jerusalém, e o investigador da Autoridade de Antiguidades de Israel, Saar Ganor, junto com uma equipe da Universidade de Macquarie de Sydney, estudaram esta localização como uma das 12 possíveis para Ziclague.

Na jazida encontraram alguidares, espécie de vaso de barro ou metal de uso doméstico, em forma de cone truncado invertido e um lâmpada de azeite, como oferendas colocadas debaixo dos edifícios para trazer bons augúrios na construção.

Além disso, foram encontradas ferramentas de pedra e metal datadas entre os séculos XII e XI a.C., similares às descobertas em escavações como Asdode, Ascalão, Ecrom e Gate, localidades filisteias.

Sobre estes destroços, os pesquisadores localizaram um assentamento rural da época do rei Davi, dos princípios do X a.C., que foi destruído por um incêndio. No local, foram recuperados recipientes similares aos desenterrados na cidade de Khirbet Qeiyafa, identificada com a cidade bíblica de Shaaraim.

Os jarros e alguidares estavam decorados com o estilo conhecido como “escorregão vermelho e polidos à mão”, típicos do período do reinado de Davi. Também havia tarros médios e longos utilizados para armazenar azeite e vinho.

Garfinkel e Ganor realizaram um estudo arqueológico para criar um mapa do início do reinado de Davi. Nele, Ziclague e Shaaraim estariam situados na frente ocidental, ambas no alto de colinas com vistas para a terra filisteia e da Judéia.

– Khirbet Qeiyafa (Shaaraim) no Vale Elah, se encontra em frente à filisteia Gate, e Khirbet al Rai (Ziclague) se encontra em frente a Ascalão. Esta descrição geográfica se reflete no lamento do rei Davi pela morte do rei Saul e seu filho Yonatan, na sua batalha contra os filisteus – argumentam.

“Não diga em Gate, não publique nas ruas de Ascalão”, afirmam os textos sagrados sobre as palavras de Davi.

Segundo a narrativa bíblica, Davi esteve refugiado em Ziclague antes de ser proclamado rei em Hebrom, após a morte do monarca Saul e o seu filho Yonatan.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Sítio da Babilônia ganha título de Patrimônio Mundial
2 Livro com cristais é Bíblia encontrada no fundo do mar?
3 Pedra de 2 mil anos com inscrição Jerusalém é achada

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.