Ciclista de 26 anos morre após queda durante Tour de Suisse
Atleta percorria uma das descidas mais velozes do circuito
Pleno.News - 16/06/2023 11h49

O ciclista suíço Gino Mäder morreu nesta sexta-feira (16), um dia depois de sofrer uma forte queda durante a disputa do Tour de Suisse. O atleta de 26 anos havia caído numa ravina depois de percorrer uma das descidas mais velozes da quinta etapa, a ser finalizada em La Punt, na Suíça.
– Gino perdeu sua batalha ao não conseguir se recuperar das graves lesões que sofreu – anunciou a equipe Bahrain-Victorious.
– Apesar dos melhores esforços da fenomenal equipe do hospital, Gino não conseguiu superar seu maior e final desafio. E, às 11h30 (horário local), nós nos despedimos de uma das luzes mais brilhantes do nosso time.
Os paramédicos haviam encontrado o ciclista imóvel dentro da água, após a forte queda, nesta quinta (15). Eles fizeram uma reanimação cardiopulmonar (CPR) no atleta antes de ele ser transferido para o hospital através de um helicóptero.
– Nossa equipe toda está devastada por este trágico acidente. Nossos pensamentos e orações estão com a família de Gino e seus entes mais queridos neste momento de incrível dificuldade – afirmou a equipe do ciclista, em comunicado.

A morte de Gino foi anunciada cerca de 30 minutos antes do início da sexta etapa da competição, nesta sexta (16). O início do trajeto foi adiado e os ciclistas fizeram um minuto de silêncio.
Após o acidente de quinta (15), o trajeto daquela etapa foi alvo de críticas por parte do belga Remco Evenepoel, um dos principais ciclistas da competição atual.
– Embora uma chegada ao cume fosse perfeitamente possível, não foi uma boa decisão nos deixar terminar esta descida perigosa – lamentou Evenepoel.
– Como ciclistas, também devemos pensar nos riscos que corremos ao descer uma montanha – completou.
Um outro ciclista também caiu no mesmo local. O americano Magnus Sheffield sofreu uma concussão e hematomas e recebeu atendimento médico no hospital local.
Com duração de oito dias, o The Tour de Suisse é uma prova de preparação para a Volta da França, competição mais tradicional do ciclismo de estrada do mundo. A prova francesa, que atravessa outros países, será disputada em julho.
*AE
Leia também1 Flórida executa estuprador que alegava ter transtornos mentais
2 Colisão entre caminhão e ônibus com idosos mata 15 no Canadá
3 Aluna de Medicina de 22 anos morre após tromboembolismo
4 Organização lista os países mais perigosos aos cristãos; confira
5 Estudante que gravava alunas no banheiro da faculdade é preso