China volta a criticar a tarifa de 50% dos EUA sobre Brasil
País afirmou estar "disposto a trabalhar com o Brasil" e defender o multilateralismo
Pleno.News - 28/07/2025 12h39 | atualizado em 28/07/2025 13h02

O governo da China voltou a criticar nesta segunda-feira (28), a a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto por parte dos Estados Unidos. Em coletiva de imprensa, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China Guo Jiakun afirmou que “não há vencedores em guerras comerciais, e ações unilaterais não atendem aos interesses de nenhuma das partes”.
Segundo Guo, a posição da China sobre o tema já foi “deixada clara”. Ele destacou o compromisso do país em reforçar a cooperação com o Brasil e seus parceiros regionais.
– A China está disposta a trabalhar com o Brasil, os países da América Latina e do Caribe, bem como os demais membros do Brics, para defender conjuntamente o sistema multilateral de comércio, com a Organização Mundial do Comércio (OMC) no centro, e salvaguardar a justiça e a equidade internacionais – declarou.
Questionado sobre o potencial de abertura de mercados para produtos como aviões brasileiros, Guo ressaltou a disposição chinesa de aprofundar os laços com o Brasil em áreas estratégicas.
– A China valoriza a cooperação prática com o Brasil em setores como o aeroespacial e está disposta a promovê-la com base em princípios de mercado, contribuindo assim para o desenvolvimento de ambos os países – afirmou.
*AE
Leia também1 Trump reduz prazo para Rússia chegar a acordo com a Ucrânia
2 Trump diz que não irá adiar prazo de tarifas em 1° de agosto
3 Ministro Mauro Vieira vai aos EUA em meio à crise com Trump
4 Trump firma acordo com UE e reduz tarifa de 30% para 15%
5 Israel anuncia pausas diárias para entrada de ajuda em Gaza



















