Leia também:
X EUA prometem sanções contra China por envio de armas letais para Rússia

China se pronuncia sobre origem da Covid em laboratório

Apontamentos constam em relatório confidencial do governo norte-americano

Pleno.News - 28/02/2023 12h38 | atualizado em 28/02/2023 13h31

Mao Ning, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China Foto: EFE/EPA/MARK R. CRISTINO

A China afirmou ser alvo de “difamação” depois de organizações norte-americanas terem concluído que a Covid-19 “provavelmente” teve origem a partir de vazamento acidental em um laboratório de Wuhan.

– O rastreamento das origens da Covid é um assunto científico e não deve ser politizado. As partes envolvidas devem parar de inflar a teoria de vazamentos de laboratório e difamar a China – disse a porta-voz de Relações Exteriores Mao Ning, em entrevista coletiva.

Mao fez esta afirmação por causa das conclusões de um relatório do Departamento de Energia dos Estados Unidos, que se juntou a outras agências federais como o FBI nas conclusões sobre a origem da Covid.

O presidente dos EUA, Joe Biden, pediu à comunidade de inteligência no início de seu mandato, em maio de 2021, que investigasse as origens da pandemia.

A China insiste em se opor a “qualquer tipo de manipulação política” sobre a origem da Covid, e tem repetidamente atacado Washington após relatos de seus serviços de inteligência que, apesar de não chegarem a um consenso sobre a origem do vírus, não descartam que foi o produto de um acidente em um laboratório.

As autoridades do país asiático referem-se ao relatório que a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou em março de 2021, após uma visita à cidade chinesa de Wuhan, onde os primeiros casos de Covid começaram a se espalhar em 2019. Nesse relatório, os pesquisadores levantaram quatro hipóteses sobre a origem da pandemia, mas afirmaram que muitos mais estudos seriam necessários para chegar a uma conclusão definitiva.

*Com informações da EFE

Leia também1 Agência reavalia: Pandemia veio de acidente em laboratório
2 Ator surpreende com discurso antivacina na TV americana
3 "Não sejam irresponsáveis, vão tomar vacina", dispara Lula
4 Jair Bolsonaro diz que não foi vacinado contra a Covid-19
5 Condado da Flórida pede aval para banir vacinas contra Covid

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.