Leia também:
X No Oriente Médio, secretário dos EUA defende liberdade religiosa

China: Repórter pode ficar 5 anos presa por falar sobre pandemia

Jornalista Zhang Zhan escreveu sobre surto de Covid-19 em Wuhan, na China, no início da pandemia

Pleno.News - 17/11/2020 12h14 | atualizado em 17/11/2020 12h15

Jornalista Zhang Zhan arriscou ser presa para reportar sobre surto de Covid-19 em Wuhan, na China Foto: Reprodução

A jornalista Zhang Zhan pode pegar até cinco anos de prisão por informar sobre a crise provocada pelo novo coronavírus na cidade de Wuhan, segundo informações divulgadas nesta terça-feira (17) pela ONG Chinese Human Rights Defenders (CHRD).

A organização indicou, através do Twitter, que um tribunal de Xangai julgará a profissional de imprensa por causa de informações veiculadas nas redes sociais, sobre a propagação do patógeno no início deste ano.

De acordo com a ONG, devido as acusações de “provocar distúrbios e criar problemas”, podem levar Zhang a ser condenada a uma pena que varia de quatro a cinco anos de prisão.

A jornalista, de 37 anos, foi detida há seis meses, enquadrada em um delito que é comumente atribuído contra críticos e ativistas políticos na China.

O CHRD indicou em setembro que Zhang havia sido detida por publicar nas redes sociais que os cidadãos de Wuhan receberam comida estragada durante o confinamento de 11 semanas que vigorou na cidade ou que foram obrigados a pagar por testes para o novo coronavírus.

A jornalista também divulgou informações sobre detenções de outros profissionais de imprensa ou ameaças recebidas por familiares de vítimas da Covid-19, que cobraram as autoridades pela gestão da pandemia da doença.

Em Wuhan, as autoridades locais foram lentas em fornecer algumas das informações disponíveis sobre a propagação do patógeno, porque, segundo o então prefeito, Zhou Xianwang, era preciso a aprovação de altos funcionários do governo chinês.

Durante os meses mais difíceis da pandemia também foram feitos esforços para conter o fluxo de informações através da mídia tradicional e das redes sociais, de acordo com Wu Qiang, um analista político citado pelo jornal South China Morning Post, sediado em Hong Kong.

*Com informações da agência EFE

Leia também1 China e OMS serão investigadas por "negligenciar pandemia"
2 China instala reconhecimento facial em igrejas cristãs do país
3 EUA: Governo chinês felicita Joe Biden por "vitória" nas eleições
4 Doria pode sofrer impeachment por 'cheque em branco' à China
5 Governo Bolsonaro se junta aos EUA contra o 5G da China

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.