Leia também:
X Donald Trump retira escolta do Serviço Secreto a Kamala Harris

China protesta contra visita de senadores dos EUA a Taiwan

País falou em "ameaça à soberania" chinesa

Pleno.News - 29/08/2025 14h20 | atualizado em 29/08/2025 16h09

Visita dos senadores Roger Wicker e Deb Fischer a Taiwan Foto: EFE/EPA/LIU SHU FU

A visita de dois senadores estadunidenses a Taiwan provocou críticas da China, que reivindica a ilha como parte de seu território e se opõe a qualquer contato entre autoridades dos dois lados.

O presidente do Comitê de Serviços Armados do Senado dos EUA, Roger Wicker, republicano do Mississippi, e a senadora republicana de Nebraska, Deb Fischer, chegaram nesta sexta-feira (29), a Taipei para uma série de reuniões de alto nível com líderes taiwaneses.

Segundo o Instituto Americano em Taiwan, que atua como embaixada de Washington na ausência de relações diplomáticas formais com a ilha autogovernada, os encontros abordariam relações EUA-Taiwan, segurança regional, comércio e investimentos. Ao desembarcar, Wicker declarou:

– Uma democracia próspera nunca está totalmente assegurada, e estamos aqui para conversar com nossos amigos e aliados em Taiwan sobre o que estamos fazendo para reforçar a paz mundial.

– Num momento de agitação global, é extremamente significativo estarmos aqui – acrescentou Fischer, destacando que as conversas incluiriam “segurança, oportunidades e progresso para esta parte do mundo”.

Mas o porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, protestou contra a visita, afirmando que ela “mina a soberania e a integridade territorial da China e envia um sinal gravemente equivocado às forças separatistas da independência de Taiwan”.

A visita de dois dias à ilha ocorre após paradas no Havaí, Guam, Tinian, Palau e Filipinas.

Os EUA são o maior fornecedor de armas de Taiwan, incluindo tanques de última geração, mísseis de defesa aérea e caças F-16 modernizados, como parte da garantia de segurança contra a ameaça de invasão de Pequim. A China considera o fornecimento de armas norte-americanas a Taiwan uma violação dos compromissos assumidos por governos anteriores dos EUA.

*AE

Leia também1 Donald Trump retira escolta do Serviço Secreto a Kamala Harris
2 Lula diz que não acompanhará julgamento de Jair Bolsonaro
3 Lula autoriza abrir processo para aplicar reciprocidade contra EUA
4 Alunos peronistas e pró-Milei têm briga violenta em universidade
5 Alckmin falou com presidente do México sobre Embraer e vistos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.