Leia também:
X Hiroshima lembra 73 anos do ataque com a bomba atômica

China proíbe a estreia do novo filme do Ursinho Pooh 

Personagem da Disney foi comparado ao presidente e causou dissidência política no país

Ana Luiza Menezes - 06/08/2018 20h08

Novo filme do Ursinho Pooh foi proibido na China Foto: Reprodução/ YouTube

Na China, autoridades de regulação cinematográfica não liberou o lançamento do novo filme do Ursinho Pooh no país. Segundo a revista The Hollywood Reporter, o governo chinês não esclareceu o motivo da proibição. Entretanto, acredita-se que a medida faz parte de uma campanha nacional de censura.

Desde o ano passado, imagens do personagem foram bloqueadas até nas redes sociais. O boneco passou a ser visto como um símbolo de dissidência política depois que, em 2013, foi comparado com o presidente Xi Jinping. Na época, o líder foi fotografado ao lado de Barack Obama, e uma imagem viralizou ao comparar Pooh ao lado do Tigrão.

No ano seguinte, outra vez o presidente foi comparado ao urso quando cumprimentou o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe. Outra publicação circulou, mostrando Pooh com o burrinho Bizonho. Em 2015, outra montagem irritou o governo. Diante da popularidade dos memes, os censores passaram a impedir a exibição de imagens, gifs e menções ao ursinho em mídias sociais.

Em junho, a China censurou o comediante John Oliver, do programa Last Week Tonight, da HBO. Ele comentou o assunto e fez críticas ao presidente chinês diante da sensibilidade demonstrada em função das comparações.

Apesar das especulações, há também a possibilidade do filme não poder entrar no país porque apenas 34 produções estrangeiras podem ser exibidas ao longo do ano. Nesse caso, outros filmes como Skyscraper e Missão Impossível: Efeito Fallout, Homem-Formiga e a Vespa seriam considerados como mais importantes.

Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível é o nome do novo filme do ursinho. Além dele, outro longa da Disney, Uma Dobra no Tempo, também teve estreia negada em solo chinês.

Leia também1 Hiroshima lembra 73 anos do ataque com a bomba atômica
2 Policiais resgatam 11 crianças mantidas em barraco nos EUA
3 "Medidas da Igreja chilena contra abusos são concretas"

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.