Leia também:
X Explosão nos Estados Unidos deixa 1 morto e 3 feridos

China prende magnata dono de jornal de Hong Kong

Jimmy Lai é crítico ferrenho do governo comunista

Pleno.News - 10/08/2020 16h31 | atualizado em 10/08/2020 16h38

Jimmy Lai é crítico ferrenho do governo comunista Foto: EFE/Vernon Yuen

Em um novo capítulo da repressão ao movimento pró-democracia, o governo de Hong Kong prendeu nesta segunda-feira (10) diversos ativistas críticos ao regime chinês, incluindo dois dos nomes mais conhecidos da oposição a Pequim no território.

As detenções foram feitas com base na nova lei de segurança aprovada pela China e imposta ao território em junho, em meio a protestos da população local e repúdio internacional.

As prisões ocorrem em meio à repressão de Pequim contra a oposição no território e aumenta ainda mais as preocupações sobre controle da mídia e de outras liberdades prometidas à ex-colônia britânica quando foi devolvida à China em 1997.

Entre as detidas está Agnes Chow, de 23 anos, ativista e uma das criadores do grupo pró-democracia Demosisto, desfeito após a promulgação da nova legislação.

De acordo com uma publicação em sua página em uma rede social, Chow foi presa pela polícia de Hong Kong sob acusação de incitar a separação dos territórios depois que a polícia cumpriu um mandado de busca em sua casa.

Já o bilionário Jimmy Lai, um dos principais ativistas pró-democracia do território, foi preso sob acusação de conluio com forças estrangeiras, informou seu principal assessor por meio de uma rede social.

Lai, de 71 anos, é dono da Next Digital, empresa que publica um popular jornal pró-democracia chamado Apple Daily. Ele tem sido um dos ativistas mais proeminentes na cidade governada pela China e um crítico fervoroso de Pequim.

*Folhapress

Leia também1 Vacina contra Covid-19: Você tomaria a vacina chinesa?
2 Vacina da Rússia: Falta de dados gera desconfiança
3 Inteligência dos EUA: China tenta interferir nas eleições
4 China isola vilarejo após 2ª morte por peste bubônica
5 Trump dá ultimato para a rede social chinesa TikTok

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.