China pode dominar tecnologia mundial, alerta Reino Unido
Autoridade britânica em inteligência artificial fez sua análise sobre o gigante asiático
Monique Mello - 26/04/2021 11h42 | atualizado em 26/04/2021 11h52
De acordo com a principal autoridade britânica em inteligência digital, o Ocidente deve agir urgentemente para garantir que a China não domine novas tecnologias importantes e ganhe o controle do “sistema operacional global”.
Jeremy Fleming, diretor da agência de espionagem GCHQ, externou preocupação em discurso no Imperial College London, na última sexta-feira (23).
– Uma liderança significativa em tecnologia está se movendo para o Leste. A preocupação é que o tamanho e o peso tecnológico da China signifique que ela tem potencial para controlar o sistema operacional global – disse.
Jeremy afirmou que o Ocidente enfrenta uma batalha pelo controle de tecnologias como inteligência artificial, biologia sintética e genética.
Para Fleming, as potências mundiais competirão para moldar o futuro desenvolvendo a melhor tecnologia, contratando as pessoas com os melhores cérebros e dominando as normas globais que regerão as tecnologias.
Ele ainda afirmou que se a Grã-Bretanha deseja permanecer como uma potência digital global, terá que desenvolver tecnologias quânticas “soberanas”, incluindo tecnologias criptográficas, para proteger informações e habilidades sigilosas.
– Temos de estar preparados contra a ofensiva de adversários que podem usar um computador quântico de modo a olhar coisas que atualmente pensamos estarem seguras – completou Fleming.
Leia também1 Casa Branca admite ser difícil conter ataques de hackers russos
2 Austrália cancela acordo com a China: 'Segurança nacional'
3 Inteligência alerta para maletas de grampos ilegais na Esplanada
4 Índia recebe apoio internacional para conter aumento da Covid
5 Empresa cria código QR no céu utilizando 1.500 drones