China planeja uma unificação pacífica com Taiwan
Entretanto, o presidente chinês disse que manterá o uso da força militar como opção
Pleno.News - 02/01/2019 10h50

O presidente chinês Xi Jinping afirmou, nesta terça-feira (2), que pretende reunificar Taiwan ao país. O discurso aconteceu durante a celebração do 40º aniversário de uma mensagem enviada a Taiwan em 1979, onde a China pediu a unificação e o fim do confronto militar. Apesar de Jinping querer realizar de forma pacífica, ele ressaltou que manterá o uso da força militar como opção.
– Estamos dispostos a criar amplo espaço para a reunificação pacífica, mas não deixaremos espaço para qualquer forma de atividade separatista. Não prometemos renunciar ao uso da força e reservamos a opção de tomar todos os meios necessários.
Para o presidente chinês, a autonomia de Taiwan não traria benefícios à população. Ele assegura que a abordagem visa os interesses e o bem-estar dos compatriotas taiwaneses. A China considera Taiwan como parte de seu território, apesar de os dois lados serem governados separadamente. O presidente de Taiwan, Tsai Ing-Wen, disse nesta segunda (1º) que seu povo quer manter autonomia em relação à China.
Leia também1 Jornalista é preso por divulgar notícia falsa em Bangladesh
2 EUA e Israel se retiram oficialmente da Unesco
3 Leão mata cuidadora de 22 anos em zoológico dos EUA