China envia 71 aviões a região de Taiwan, em mostra de força
China considera Taiwan parte de seu território
Pleno.News - 26/12/2022 11h25 | atualizado em 26/12/2022 12h36
As Forças Armadas da China enviaram 71 aviões e sete navios para a região de Taiwan, em uma mostra de força de 24 horas direcionada à ilha, afirmou nesta segunda-feira (26) o Ministério da Defesa de Taiwan. Pequim criticou provisões relacionadas a Taiwan no orçamento anual de defesa dos Estados Unidos, aprovado no sábado (24).
A China tem reforçado nos últimos anos o assédio militar a Taiwan, que ela considera parte de seu território. O Exército de Libertação Popular do Partido Comunista tem enviado aviões ou navios à ilha quase diariamente, nesse contexto. Entre as 6h (hora local) deste domingo (25) e as 6h desta segunda (26), 47 aviões chineses cruzaram o Estreito de Taiwan, que diz monitorar esses movimentos.
No orçamento de defesa americano, a China é qualificada como um desafio estratégico. Para a região do Indo-Pacífico, a legislação autoriza aumentar a cooperação de segurança com Taiwan e requer expansão cooperada com a Índia em tecnologias emergentes de defesa, bem como em logística.
*AE
Leia também1 OMS está muito preocupada com quadro atual da Covid na China
2 Papa Francisco faz apelo para silenciar as armas na Ucrânia
3 Zelensky dá a Biden medalha de capitão do exército da Ucrânia
4 Gasoduto na Rússia, que leva gás à Europa, explode e deixa mortos
5 Consumo de pornografia no país começa aos 12 anos, diz estudo