Leia também:
X Escritório de Guaidó é cercado por policiais em Caracas

China confirma 17 mortes e 444 casos de coronavírus

País está preocupado com possíveis infecções durante as celebrações do Ano Novo

Paulo Moura - 22/01/2020 09h24 | atualizado em 28/01/2020 16h18

Casos de coronavírus estão se espalhando pela China Foto: EFE/EPA/Mast Irham

O número de mortos pelo novo coronavírus originário da China subiu para 17 e o número de casos de infecções confirmadas chega a 444, segundo informou nesta quarta-feira (22), a Comissão Nacional de Saúde do país asiático.

O vice-ministro da Comissão Nacional de Saúde da China, Li Bin, disse nesta quarta, durante entrevista coletiva em Pequim, que 13 províncias confirmaram um total de 440 casos de infecção, e o número de mortos foi de nove pessoas, todas na província de Hubei, da qual a cidade de Wuhan, onde surgiu o coronavírus, é a capital. Isso significa três mortos e 149 infectados a mais do que o relatório divulgado ontem.

A cidade de Wuhan, no centro-leste do país com 11 milhões de habitantes, é o epicentro do surto de um novo tipo de coronavírus (2019-nCov) que causa, o que está sendo conhecido como “pneumonia de Wuhan” e que, disseram as autoridades da saúde na última segunda-feira (20), também é disseminado por contato humano.

Li disse ter a possibilidade do vírus – cuja rota de transmissão ainda não foi completamente desvendada – sofrer mutação, com o risco da epidemia se propagar. O vice-ministro também afirmou que, até o momento, um “super transmissor” do novo coronavírus, com a capacidade de infectar muitas pessoas de um único caso, não foi detectado.

Li expressou preocupação com as possíveis infecções que podem ocorrer durante o Ano Novo Chinês, cujas férias começam oficialmente na próxima sexta-feira (24) e que constituem a maior migração humana do planeta, com dezenas de milhões de chineses retornando às suas cidades de origem. No entanto, ele disse que a resposta dos serviços de saúde à doença conseguiu “manter o número de casos e mortes em níveis mínimos”.

– Temos certeza de que vamos derrotar a doença – concluiu.

*Atualizada às 12h39

Leia também1 EUA registram primeiro caso de contágio por coronavírus
2 Escritório de Guaidó é cercado por policiais em Caracas
3 Apesar de incêndio, cidade da Austrália é destino procurado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.