China confirma isenção de visto para Brasil e outros países latinos
Segundo país, ideia é "fomentar a cooperação amistosa"
Pleno.News - 15/05/2025 15h51 | atualizado em 15/05/2025 16h14

A China anunciou nesta quinta-feira (15) que, a partir de 1º de junho de 2025, cidadãos de Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai poderão entrar no território do gigante asiático sem necessidade de visto para estadias de até 30 dias.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Lin Jian, confirmou os detalhes da medida, que havia sido antecipada pelo presidente Xi Jinping durante a recente cúpula ministerial entre a China e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
De acordo com Lin, a política estará em vigor até 31 de maio de 2026 e permitirá que portadores de passaportes comuns viajem ao país para turismo, negócios, visitas familiares, intercâmbios culturais ou trânsito.
O objetivo, segundo destacou o porta-voz, é “facilitar ainda mais as trocas entre pessoas e fomentar a cooperação amistosa”.
Lin afirmou que a China “continuará a expandir sua política de abertura” e deu as boas-vindas a mais cidadãos latino-americanos para que “visitem, explorem e vivenciem a vitalidade e a diversidade do país”.
A iniciativa faz parte de uma série de medidas que Pequim vem tomando desde 2023 para reativar o turismo e os laços internacionais após o fechamento prolongado das fronteiras causado pela pandemia.
O país já havia estendido o período de isenção de visto para países como a Espanha de 15 para 30 dias e assinou acordos de isenção recíproca com outros 20 Estados.
A China é atualmente o principal parceiro comercial de países como Brasil, Chile e Peru, e aumentou sua presença na América Latina por meio de projetos de infraestrutura e comércio vinculados à sua iniciativa Novas Rotas da Seda.
EFE
Leia também1 Líder da direita em Portugal volta a passar mal em comício; vídeo
2 China suspende medidas tomadas contra empresas dos EUA
3 EUA dizem ter deportado 528 pessoas na cidade de Houston
4 Bolsonaro sobre Donald Trump: "Ele queria a minha reeleição"
5 Lula lamenta a morte de Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai