Leia também:
X Greta ataca Bolsonaro: ‘Fracassou na hora de assumir responsabilidade’

Chile veta vacina de Oxford para mulheres com menos de 55 anos

Objetivo é evitar risco de trombose

Pleno.News - 19/04/2021 16h36 | atualizado em 19/04/2021 17h09

Chile veta vacina da AstraZeneca para mulheres com menos de 55 anos Foto: Marco Verch/Pixabay

O Chile anunciou, nesta segunda-feira (19), que restringirá a administração da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, aprovada em janeiro. O país somente aplicará o imunizante em mulheres com mais de 55 anos e em homens com mais de 18, para evitar o risco de trombose.

– A taxa de notificação de trombose é muito baixa. No entanto, para resguardar a segurança absoluta, [a vacina] será usada nesta população – afirmou a subsecretária de Saúde, Paula Daza.

A decisão foi tomada por recomendação do Instituto de Saúde Pública, que considerou as indicações da Agência Europeia de Medicamentos e assegurou que “os casos de coágulos sanguíneos foram apresentados em mulheres jovens” e que “os benefícios da vacina superam os riscos”.

O Chile já vacinou mais de 50% da população-alvo (cerca de 13 milhões de habitantes) com ao menos uma dose; e mais de 35% já receberam duas doses.

Embora o país tenha um dos processos de vacinação mais rápidos e bem-sucedidos do mundo, o governo não tem conseguido frear a propagação do vírus.

Desde o final de março, entre 80% e 90% da população está confinada para conter o avanço da segunda onda da pandemia, que deixou o sistema hospitalar à beira do colapso, inclusive na capital, que mantém desde então todos os comércios fechados, exceto os de primeira necessidade.

A taxa de ocupação nos leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) supera 95% há semanas. Nas últimas 24 horas, foram contabilizadas 3.364 pessoas internadas em UTIs, o que significa que restam apenas 198 vagas em todo o país.

Desde domingo (18), foram reportados cem novas mortes por complicações da Covid-19 e 6.643 novos casos da doença, totalizando 25.277 óbitos e mais de 1,13 milhões de contágios desde que o coronavírus chegou ao Chile.

Para frear a propagação do vírus, as fronteiras estão fechadas e as eleições que seriam realizadas em 10 e 11 de abril foram adiadas para 15 e 16 de maio. O Chile se encontra em estado de exceção por catástrofe há mais de um ano e com toque de recolher das 21h às 5h.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Anticorpo de alpaca combate variantes da Covid, diz pesquisa
2 Chile é país com maior piora da saúde mental na América latina
3 Mesmo com vacina e lockdown, Chile vê Covid-19 disparar
4 Imposto sobre mais ricos volta a ser debatido no Chile
5 Covid: Chile aprova vacina de dose única de laboratório chinês

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.