Leia também:
X Júri decide contra pai que não quer transição sexual do filho

Chile: Número de mortos em protestos sobe para 18

País vive onda de manifestações por causa de insatisfações com o governo Piñera

Camille Dornelles - 23/10/2019 12h37

O subsecretário do Interior do Chile, Rodrigo Ubilla, confirmou nesta quarta-feira (23) que aumentou para 18 o número de mortes devido aos distúrbios causados durante os protestos contra a desigualdade social no país.

O número cresceu com as mortes de um adulto e uma criança em um atropelamento em massa no sul do país. Outra pessoa também morreu em um bairro da capital, Santiago. Os incidentes de violência em todo o país chegaram a 169 nas últimas 24 horas.

De acordo com Ubilla, 979 pessoas foram detidas. Do total das detenções realizadas na terça-feira, 592 ocorreram sob a vigência do toque de recolher, que foi aplicado em diversas partes do país.

– Quero destacar aqui que houve uma capacidade mais efetiva das forças policiais e de segurança, Carabineiros (polícia militar), PDI (Polícia de Investigação) e Forças Armadas, em termos de evitar estes saques e incêndios – afirmou o subsecretário do Interior.

Embora Ubilla tenha reconhecido que a violência diminuiu em comparação com o dia anterior, as manifestações se replicaram de novo por todo o país durante a terça-feira. A expectativa é que aconteça o mesmo nesta quarta-feira, por causa da convocação da greve geral.

Do total de 18 mortos, o órgão oficial conta cinco casos ocorridos pela intervenção dos agentes. Além disso, a organização constatou relatos de torturas e abusos das forças do Estado durante os protestos nos últimos cinco dias.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Kirchner pode ser risco para Mercosul, diz Bolsonaro
2 Boca vence, mas River avança à final da Libertadores
3 Com Maju Coutinho, Jornal Hoje bate recorde de audiência

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.