Leia também:
X Com a variante Delta, Israel pede que o povo evite abraços e beijos

Chile confirma terceira dose para vacinados com CoronaVac

País já vacinou totalmente mais de 60% da população

Pleno.News - 06/08/2021 09h34 | atualizado em 06/08/2021 10h17

Estudos mostraram que as duas doses iniciais da CoronaVac perdem parte da eficácia depois de alguns meses Foto: EFE/José Jácome

O Chile começará a administrar doses de reforço a pessoas já inoculadas com a CoronaVac, informou o presidente Sebastián Piñera nessa quinta-feira (5). Estudos mostraram que as duas doses iniciais perdem parte da eficácia depois de alguns meses.

O Chile lançou em fevereiro uma das campanhas de inoculação em massa contra a Covid-19 mais rápidas do mundo e já vacinou totalmente mais de 60% da população, a maior parte com a CoronaVac, do laboratório chinês Sinovac.

– Decidimos iniciar um reforço da vacinação daqueles que já receberam as duas doses da vacina da Sinovac – disse Piñera, em pronunciamento pela televisão.

O país começará a administrar uma dose adicional da vacina da AstraZeneca ou Pfizer no dia 11 de agosto, iniciando por cidadãos de mais de 55 anos que receberam suas doses antes de 31 de março.

O Chile se junta aos Estados Unidos, à Alemanha e à França, desconsiderando um apelo da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que não se administrem vacinas de reforço até mais pessoas de todo o mundo serem vacinadas.

A subsecretária de Saúde chilena, Paula Daza, disse que estudos domésticos e internacionais sugerem que as doses de reforço ajudariam a reforçar a imunidade, mas que o Chile já doou vacinas a seus vizinhos e continuará a auxiliar conforme for necessário.

– Estamos sempre analisando as recomendações e, obviamente, a possibilidade de cooperar com outros países latino-americanos – afirmou.

O número de chilenos mortos pela pandemia está em 35.806, e houve cerca de 1,6 milhão de casos confirmados da doença até agora.

*Agência Brasil

Leia também1 Com a variante Delta, Israel pede que o povo evite abraços e beijos
2 Morre, aos 18 anos, o filho do ex-jogador alemão Michael Ballack
3 Mais de 60 cubanos enfrentam tribunal por protestos de julho
4 EUA oferecem asilo temporário a cidadãos de Hong Kong
5 Bolsonaro recebe o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.