Leia também:
X Alemanha não vê riscos de outra dose no lugar da AstraZeneca

Covid: Chile aprova vacina de dose única de laboratório chinês

Governo chileno acredita que os primeiros efeitos da vacinação serão notados em meados de abril

Pleno.News - 07/04/2021 16h20 | atualizado em 07/04/2021 16h40

Idosa do Rio de Janeiro teria prioridade, mas recusou vacina
Chile aprova vacina de dose única do laboratório chinês CanSino Foto: Pixabay

As autoridades farmacológicas do Chile aprovaram, nesta quarta-feira (7), o uso emergencial da vacina fabricada pelo laboratório chinês CanSino, que exige uma dose única e da qual se espera que 1,8 milhão de injeções cheguem ao país a partir de maio.

– A aprovação é até aos 60 anos de idade, porque a maioria dos estudos estava na faixa etária dos 18 a 60 anos – disse Heriberto García, diretor do Instituto de Saúde Pública (ISP).

A vacina Ad5-nCoV junta-se, assim, às três que já receberam autorização no Chile: a produzida pelo conglomerado alemão-americano Pfizer/BioNTech, a do laboratório chinês Sinovac e a britânica da AstraZeneca.

Ao contrário de outras vacinas, esta chinesa requer refrigeração entre 2 e 8 graus Celsius, por até três meses, o que facilita o processo de distribuição.

A vacina, que é um vetor viral e cuja metodologia é baseada na utilizada contra o Ebola, já foi autorizada na China, no Paquistão, na Hungria e no México.

De acordo com os primeiros resultados, ela é 65,7% eficaz nos casos sintomáticos e 90,9% nos casos graves, explicaram as autoridades.

O Chile, que já comprometeu mais de 35 milhões de doses, é um dos países com maior percentual de população vacinada, e, desde fevereiro, mais de 7,1 milhões de pessoas já receberam pelo menos uma dose de vacina (e cerca de 4,2 milhões, das duas doses).

O país, com mais de 1 milhão de infectados pela Covid e com 23.796 mortes em um ano, vive os piores momentos da pandemia, com hospitais à beira do colapso e mais de 83% da população em confinamento estrito.

A virulência da pandemia, em que as variantes brasileira e britânica do vírus têm papel fundamental, levou o governo chileno a anunciar o fechamento das fronteiras por um mês; a medida entrou em vigor na última segunda-feira.

O governo chileno acredita que os primeiros efeitos da vacinação serão notados em meados de abril e confia que, para as eventuais eleições de maio, haverá 9,3 milhões de pessoas vacinadas com pelo menos uma dose de imunizante contra a Covid-19.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Alemanha não vê riscos de outra dose no lugar da AstraZeneca
2 Butantan passará a produzir apenas para SP em setembro
3 Fiocruz prevê distribuir vacina totalmente nacional em outubro
4 Sem carro, homem usa trator para se vacinar em drive-thru
5 Empresários vão a Bolsonaro por vacinas e reformas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.