Leia também:
X Vice de Biden já atacou Bolsonaro por queimadas na Amazônia

Chefe do governo de Caracas morre por Covid-19

Chavista Darío Vivas lutava contra a doença a quase um mês

Pleno.News - 13/08/2020 20h45 | atualizado em 13/08/2020 20h46

Darío Vivas morreu de Covid-19 Foto: EFE/Rayner Peña

O chefe do governo de Caracas, o chavista Darío Vivas, morreu por complicações derivadas da Covid-19 nesta quinta-feira, menos de um mês após anunciar que fora diagnosticado com a doença.

– É com profundo pesar que recebemos a triste notícia da morte do nosso bom amigo Darío Vivas, um revolucionário, com quem compartilhamos corajosas lutas nas ruas de Caracas desde os anos 80 em defesa do povo e do país – confirmou em redes sociais o procurador-geral, Tarek Saab, outro chavista veterano.

Vivas, que tinha 70 anos, informou no dia 19 de julho que tinha contraído o coronavírus Sars-CoV-2, que causa a Covid-19, e que estava isolado em um centro médico.

O cargo de chefe do governo de Caracas, nomeado diretamente pelo presidente Nicolás Maduro, é paralelo ao de prefeito. A capital venezuelana tem um sistema de governo especial desde que a presidência, anos atrás, criou novo o cargo para tirar o poder da prefeitura das mãos da oposição.

Vivas exercia a administração dos órgãos e funcionários do governo de Caracas, além da direção, coordenação e controle das agências governamentais.

O político era também membro da Assembleia Nacional Constituinte, um órgão composto unicamente por chavistas e não reconhecido pela comunidade internacional, razão pela qual foi sancionado por Estados Unidos e Canadá.

Parte dos venezuelanos o conheceu quando Vivas apresentou os atos da campanha de Hugo Chávez para as eleições de 2012, poucos meses antes da morte do antigo presidente por câncer.

Nicolás Maduro encarregou Vivas, como líder do Partido Socialista Unificado da Venezuela (PSUV), de organizar brigadas médicas compostas por copartidários – e não por médicos do Ministério da Saúde – para localizar casos de Covid-19.

*Com informações da agência EFE

Leia também1 Bolsonaro parabeniza Trump por acordo no Oriente Médio
2 Vice de Biden já atacou Bolsonaro por queimadas na Amazônia
3 Estados Unidos proíbem voos privados para Cuba
4 Meghan e Harry compram mansão de US$ 14,6 milhões
5 OMS: Vírus foi achado em poucas embalagens de frangos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.