Cerca de 35 mil pessoas foram afetadas por erupção de vulcão
Fenômeno ocorreu na Ilha de Palma, no arquipélago das Ilhas Canárias
Monique Mello - 19/09/2021 17h10 | atualizado em 20/09/2021 12h59

A erupção do vulcão Cumbre Vieja no arquipélago das Ilhas Canárias, que começou no fim da manhã deste domingo (19), afetou, até o momento, cerca de 35 mil pessoas nos quatro municípios da Ilha de Palma.
Soldados foram enviados ao município de El Paso, o mais afetado da ilha, para auxiliar na remoção dos moradores. Autoridades locais montaram cinco grandes abrigos para a população de aldeias vizinhas.
Um pequeno terremoto antecedeu a enorme explosão do vulcão Cumbre Vieja, que foi seguida de uma grande coluna de fumaça e a presença de lava. O magma provocou duas fissuras, duas bocas eruptivas diferentes na montanha, pelas quais a lava passou a escorrer. Segundo o Involcan (Instituto Volcanológico de Canarias), em apenas algumas horas, essas duas fissuras se transformaram em sete.
O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, que iria a Nova Iorque, viajará ainda neste domingo para a Ilha de La Palma, conforme anunciou seu gabinete.
– Diante da situação gerada na Ilha de La Palma, o presidente do governo adiou a viagem prevista para hoje a Nova Iorque, para participar da Assembleia Geral da ONU, e se deslocará nesta mesma tarde [até] as Canárias, para acompanhar a evolução dos acontecimentos – informou o serviço de imprensa do governo espanhol em um comunicado.
De acordo com o presidente das Ilhas Canárias, Angel Victor Torres, não há relatos de feridos. Os voos de ida e volta para as Canárias continuam ocorrendo normalmente.
Leia também1 Vulcão que pode causar tsunami no Brasil entra em erupção
2 Após erupção de vulcão, web faz piada com tsunami no Brasil
3 ONS descarta relação de apagões no RJ e MG com crise hídrica
4 Desespero: Enfermeira argentina pede para ser presa só para ter o que comer
5 CIA alertou EUA para presença de civis em ataque em Cabul