Leia também:
X Nicarágua retira nacionalidade de bispo e outras 90 pessoas

CEO do TikTok leva luta contra veto ao Congresso dos EUA

"Temos que ter conversas sérias", disse Shou Zi Chew

Pleno.News - 16/02/2023 09h39 | atualizado em 16/02/2023 12h12

TikTok Foto: Pixabay

O diretor-executivo do TikTok, Shou Zi Chew, levou sua defesa do aplicativo aos gabinetes do Congresso dos Estados Unidos. Segundo afirmou, nesta quarta-feira (15), ao jornal The Washington Post, ele tentou convencer diferentes legisladores de que não representa uma ameaça para a segurança nacional.

– Temos que ter conversas sérias sobre quem o usa, que tipo de valor traz para eles, o que aconteceria se simplesmente fosse tirado de suas mãos – disse Chew.

O posicionamento do diretor-executivo da plataforma surge no momento em que cada vez mais vozes nos EUA defendem o veto do TikTok.

A direção administrativa do Congresso americano já vetou o download e o uso do aplicativo em todos os aparelhos móveis do governo. No final de janeiro, dois parlamentares republicanos apresentaram um projeto de lei que busca banir o aplicativo em qualquer dispositivo do país.

Atualmente, o aplicativo tem mais de 100 milhões de usuários nos Estados Unidos.

– Há mais de 100 milhões de vozes e seria uma pena se nossos usuários ao redor do mundo não pudessem mais ouvi-las. (…) Não encaro a conversa “vamos simplesmente banir o TikTok” de forma leviana. Não acho que seja uma questão trivial – acrescentou o executivo do aplicativo.

No último sábado, na emissora ABC, o líder da maioria democrata no Senado, Chuck Schumer, deixou claro que um possível veto do TikTok é algo que deve ser analisado.

A controladora do aplicativo é a empresa de tecnologia chinesa ByteDance, que alguns criticam por seus laços com o Partido Comunista Chinês, embora o TikTok tenha negado acusações desse tipo, no passado, garantindo que não censura conteúdo ou dá acesso ao governo chinês a seus dados.

A visita de Chew ao Congresso coincide com um momento de maior tensão entre a China e os Estados Unidos depois que as autoridades americanas derrubaram um balão chinês em 4 de fevereiro que, segundo Washington, faz parte de um programa de espionagem e que Pequim garante utilizar apenas para fins científicos.

O FBI é um dos que tem manifestado preocupação com a possibilidade de o TikTok ser usado para trabalhos de espionagem e o próprio presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou que, embora não tenha tomado uma decisão sobre a proibição de seu uso, não tem esse aplicativo no seu telefone.

*EFE

Leia também1 TikTok revela dados inéditos sobre vídeos em 8 de janeiro
2 Biden diz não saber se banirá TikTok e garante não ter o app
3 Tiktoker Gabriel Netto morre afogado no interior de MG
4 Universidades públicas dos EUA proíbem acesso ao TikTok
5 TikTok: Desafio com nitrogênio líquido pode até matar; entenda

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.