Leia também:
X Ativista cubano pede fim da romantização da ilha: ‘Ditadura’

CEO da Fox News acusa Google e Facebook de calar conservadores

Rupert Murdoch aponta que os algoritmos são manipulados

Monique Mello - 18/11/2021 11h53 | atualizado em 18/11/2021 13h45

Rupert Murdoch Foto: EFE/Drew Angerer / POOL[POOL]

Rupert Murdoch, majoritário da News Corporation, à qual pertence a Fox News, mirou nos gigantes digitais Google e Facebook, em um discurso na reunião anual de acionistas da corporação, nesta quarta-feira (17). Ele apontou que as big techs “silenciam vozes conservadoras” e manipulam o mercado de publicidade digital em detrimento de editores, anunciantes e o público.

Murdoch explicou aos acionistas que uma rápida pesquisa no Google revelou um padrão de seletividade ou censura.

– Ambas as questões destacam a necessidade fundamental de transparência algorítmica. A ideia falsamente promovida pelas plataformas de que os algoritmos são de alguma forma objetivos e apenas científicos é um absurdo completo. Os algoritmos são subjetivos e podem ser manipulados por pessoas para eliminar a concorrência e prejudicar outras pessoas, editores e empresas – declarou.

– O que vimos nas últimas semanas sobre as práticas no Facebook e no Google certamente reforça a necessidade de uma reforma significativa – continuou.

Os comentários do magnata vêm semanas após a ex-gerente de produtos do Facebook, Frances Haugen, depor ao Senado americano, pedindo regulamentação da empresa para reduzir danos causados à sociedade.

Embora conservador na política, Murdoch não hesitou em criticar o ex-presidente do Estados Unidos Donald Trump. Em uma rara repreensão pública ao republicano, Murdoch disse que Trump deveria parar de se concentrar “no passado”.

– O atual debate político americano é profundo, seja sobre educação, bem-estar ou oportunidade econômica. É crucial que os conservadores desempenhem um papel ativo e enérgico nesse debate, mas isso não acontecerá se o presidente Trump continuar focado no passado. O passado é passado, e o país agora está em uma competição para definir o futuro – declarou o magnata de 90 anos.

Leia também1 Covid-19: Facebook e Instagram apagaram 1 milhão de conteúdos
2 Instagram "censura" publicação de Carlos Bolsonaro sobre Lula
3 Deputados pedem investigação contra o ministro da Educação
4 Yahoo e Fortnite deixam a China devido à pressão e censura
5 Justiça dos EUA condena 'Viking do Capitólio' a 3 anos de prisão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.