Leia também:
X Invasão ao Capitólio: 4 pessoas morreram e 52 foram detidas

Censura? Facebook bane conta de Trump por ‘tempo indefinido’

Plataforma informou que pode rever a decisão após Trump deixar a presidência

Pleno.News - 07/01/2021 14h43 | atualizado em 07/01/2021 16h23

Presidente dos EUA, Donald Trump Foto: EFE/Jim Lo Scalzo

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, afirmou em postagem na plataforma, nesta quinta-feira (7), que a conta do presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, seguirá bloqueada por “tempo indefinido”, em decisão que se estende ao perfil do republicano no Instagram. De acordo com o executivo, o bloqueio se estenderá ao menos por duas semanas, até o fim do processo de transição do atual governo para o do presidente eleito, Joe Biden.

O anúncio ocorre no dia seguinte ao da invasão do Congresso americano por apoiadores de Trump, que protestavam contra uma suposta fraude nas eleições presidenciais de 2020, a qual Trump denuncia desde o fim do pleito. Em confronto com policiais que faziam a proteção do local, uma mulher foi morta após ser baleada. O episódio ainda deixou mais três vítimas fatais, segundo reportou a imprensa americana.

– Acreditamos que os riscos de permitir que o presidente continue a usar nossos serviços durante este período são simplesmente grandes demais – publicou Zuckerberg em seu perfil pessoal no Facebook.

A plataforma – assim como outras redes sociais, como o Twitter – tem sido questionada por, supostamente, demorar a tomar medidas mais duras contra as postagens sobre fraude eleitoral de Trump.

Em resposta a essas críticas, Zuckerberg afirmou que o Facebook mantinha o direito de postagem do presidente “por acreditar que o público deve ter acesso ao mais amplo discurso político possível, mesmo os considerados controversos”.

*Estadão

Leia também1 Trump discorda do resultado, mas promete "transição ordeira"
2 Invasão ao Capitólio: 4 pessoas morreram e 52 foram detidas
3 Trump pede a manifestantes que voltem para casa "em paz"
4 Após ter pedido 'negado', Trump diz que Pence não teve coragem
5 EUA: Trump proíbe transações em aplicativos chineses

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.