Leia também:
X Cachorro cai de prédio e deixa mulher ferida, na Colômbia

Caso IURD: TV portuguesa exibe 1º episódio polêmico

De acordo com matéria, netos adotivos de Edir Macedo teriam sido tirados ilegalmente da mãe biológica

Emerson Rocha - 12/12/2017 13h43 | atualizado em 12/12/2017 14h59

Fotos de Louis e Vera quando crianças Foto: Reprodução TVI

Nesta segunda-feira (11), o canal de televisão português TVI divulgou o primeiro episódio da série de matérias, sobre as denúncias contra a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e seu fundador, Edir Macedo. De acordo com as reportagens, a instituição religiosa brasileira estaria envolvida em uma rede de adoção ilegal, no país europeu. Os diretores da IURD negam qualquer envolvimento nos casos.

Nesse primeiro episódio, a emissora mostrou a história de uma mulher portuguesa identificada apenas como Maria. Segundo a reportagem, ela seria a mãe biológica de dois filhos adotivos de Viviane, filha de Macedo, com o bispo Júlio Freitas. Em 1995, as crianças, Vera e Louis, teriam sido tiradas de Maria, quando tinham 3 e 2 anos, respectivamente. Elas estavam no lar ilegal de Amadora e foram escolhidas por Viviane através de fotos enviadas pelo próprio Edir Macedo. Além dos dois, Maria também teria gerado uma terceira criança, que permaneceu com ela.

As crianças teriam sido levadas pela Segurança Nacional, para o lar da Universal, após denúncias de que Maria deixava os filhos sozinhos em casa. Mas ela alega que era vítima de violência doméstica, na época, e sustentava os filhos com dois empregos. As crianças ficavam com o pai, que acabava saindo de casa sozinho.

Maria chegou a denunciar o caso à polícia local, mas não foi levada a sério. Segundo a emissora, a mãe das crianças seria dependente química e soropositiva. Com isso, a guarda delas foi entregue a Alice, secretária de Edir Macedo, que levou os irmãos para a filha do líder da Universal, nos Estados Unidos.

A Igreja Universal divulgou uma nota criticando as acusações. Segundo o comunicado, as matérias fazem parte de “uma campanha difamatória e mentirosa” e a investigação se baseia em depoimento falso do ex-bispo Alfredo Paulo. Ainda de acordo com a IURD, “os seus membros, em Portugal e fora do país europeu, apresentarão inúmeras ações contra a TVI em Portugal e no exterior”.

Leia também1 Igreja Universal é investigada por tráfico de crianças
2 Emocionado, Kleber Lucas participa de ato solidário
3 Igreja Universal inaugura Templo Maior de Curitiba

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.