Leia também:
X Mike Pompeo: “Nenhum partido matou mais que o PCC”

Carro voador completa voo entre aeroportos da Europa. Vídeo!

Protótipo viajou por 35 minutos

Pleno.News - 02/07/2021 15h14 | atualizado em 02/07/2021 16h09

Carro voador faz primeiro voo entre cidades Foto: Divulgação/Klein Vision

No último dia 28, uma companhia da Eslováquia, a Klein Vision, conseguiu realizar o primeiro voo doméstico de um protótipo de carro voador. O Air Car, como foi batizado o projeto, fez uma viagem de 35 minutos entre os aeroportos da cidade de Nitra até Bratislava, capital do país.

Ao contrário de outros protótipos de carro voador já apresentados, que mais se parecem com “drones gigantes”, o AirCar tem estilo de carro esportivo (ao menos na dianteira), deixando, assim, as características da traseira parecidas com as de uma aeronave.

De acordo com o criador, o professor Stefan Klein, o veículo voou a uma altura de 2,5 mil metros e alcançou a velocidade de cruzeiro de 190 quilômetros por hora. No entanto, ele só consegue transportar duas pessoas, com um limite de peso de até 200 kg. Sem passageiros, ele pesa 1,1 tonelada.

MOTOR DE BMW
O híbrido utiliza um motor 1.6 da BMW, que é capaz de gerar até 140 cv. Isto é por enquanto. O segundo protótipo no qual a Klein Vision trabalha terá motor de 300 cv e poderá atingir a velocidade de cruzeiro de 300 km/h. A expectativa é que ele consiga voar por mais de 1.000 km sem precisar abastecer. Aliás, o motor alemão é movido a gasolina.

Desse modo, o próximo carro voador da marca precisará ser aprovado pela EASA (Agência Europeia para a Segurança da Aviação) e deverá obter o certificado “nos próximos seis meses”, afirma Stefan Klein. O professor diz, inclusive, que já há um comprador.

TRANSFORMAÇÃO DE CARRO EM AVIÃO
Segundo a fabricante, o carro leva cerca de três minutos para se transformar em um avião, e vice-versa. Para voar, as asas na lateral no carro sobem e então se abrem. Por sua vez, o estabilizador vertical, localizado na traseira do veículo, prolonga-se, como uma cauda.

Protótipo fez voo de 35 minutos entre cidades da Eslováquia Foto: Reprodução/Klein Vision

A má notícia, no entanto, é que o modelo não pode levantar voo ou pousar verticalmente, como os protótipos de carros voadores da GM e da Xpeng, por exemplo. No caso do AirCar, é necessário uma pista para decolar.

CARRO VOADOR BRASILEIRO
No início deste ano, a Embraer apresentou os testes em seu primeiro “carro voador”. O eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical) possui dez hélices movidas por motores elétricos. Mas, em uma possível versão de produção, o veículo poderá ganhar dois rotores para melhorar sua performance em voos de cruzeiro.

Por enquanto, a empresa está em fase de testes de softwares que fazem a interface entre o carro voador e o piloto. A princípio, o modelo terá um piloto no comando. Entretanto, a ideia é que, para um segundo momento, o híbrido seja um meio de transporte totalmente autônomo.

*Com informações da AE

Leia também1 EUA suspendem pena de morte ordenada pela Justiça Federal
2 Miami: Socorrista acha corpo da filha sob escombros de prédio
3 EUA retiram tropas da maior base aérea no Afeganistão
4 Maduro acusa diretor da CIA de conspirar contra a Venezuela
5 Cientistas acham 200 remédios que podem agir contra Covid

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.