Leia também:
X Estado Islâmico reivindica atentado em base militar

Carlos Ghosn nega ter cometido irregularidades fiscais

Ex-presidente da Nissan Motor está sendo interrogado no Japão

Ana Luiza Menezes - 25/11/2018 16h26

O executivo Carlos Ghosn Foto: EFE/Etienne Laurent

O ex-presidente da Nissan Motor, e principal responsável da aliança com Renault e Mitsubishi, Carlos Ghosn, negou ter cometido irregularidades fiscais por supostamente ter declarado remunerações inferiores às recebidas. Aos 64 anos, ele está sendo interrogado pela Promotoria de Tóquio, à qual teria dito que não teve intenção de infravalorizar o seu salário em informações ao regulador da bolsa.

De acordo com informações da emissora japonesa NHK, o ex-diretor da Nissan Greg Kelly, detido junto com Ghosn por sua participação nas supostas infrações, defendeu que o salário de Ghosn foi discutido com as pessoas pertinentes e gerenciado “adequadamente”.

Ghosn e Kelly foram detidos no último dia 19 por supostamente ter infringido a legislação de instrumentos financeiros japonesa, porque Ghosn teria declarado remunerações menores aos números reais para o regulador da Bolsa de Tóquio durante muitos anos, segundo os poucos detalhes divulgados oficialmente.

No caso do ex-presidente da firma foram descobertos outros vários atos de más condutas, como o uso pessoal de bens da companhia.

Segundo fontes empresariais, de da Justiça, citadas pela imprensa japonesa, Ghosn teria subavaliado seu salário em cerca de 8 bilhões de ienes entre 2010 e 2017. Ele não teria reportado lucro pela valorização da bolsa dos seus direitos de ações e teria utilizado em benefício próprio fundos da Nissan destinados a investimentos.

*Com informações da Agência EFE

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.