Leia também:
X Milicianos civis podem ajudar os EUA a conter imigrantes

Caravana de imigrantes pede asilo no México

Cerca de 500 salvadorenhos partiram em direção aos EUA

Ana Luiza Menezes - 31/10/2018 17h50

Segunda caravana saiu em direção aos EUA Foto: EFE/ Rodrigo Sura

Cerca de 500 salvadorenhos, que saíram em caravana no último domingo rumo aos Estados Unidos, pediram asilo no México. A informou foi compartilhada nesta quarta-feira (31) pela vice-ministra para cidadãos do país centro-americano no exterior, Liduvina Magarín.

De acordo com Magarín, mais de 300 migrantes fizeram a solicitação de asilo ontem. Eles foram checados pelas autoridades e levados a albergues em território mexicano.

A vice-ministra explicou que outros 200 salvadorenhos encaminharam hoje o pedido de asilo no México. A resposta oficial do país pode demorar até 45 dias.

– As autoridades decidiram que, enquanto esperam a decisão final (sobre a qualificação ou não dos salvadorenhos para o asilo), terão livre mobilidade dentro do estado de Chiapas – disse.

MAIS IMIGRANTES
Uma segunda caravana de mais de 600 integrantes iniciou também nesta quarta-feira, em San Salvador, seu percurso rumo aos Estados Unidos. Alguns, segundo a imprensa local, já chegaram à fronteira com a Guatemala.

Os salvadorenhos se somaram, assim, a duas caravanas que saíram de Honduras. A primeira teve início em 13 de outubro, em direção aos EUA, e está atualmente cruzando o México, após passar pela Guatemala.

O governo de Donald Trump criticou duramente os países centro-americanos por não impedirem a viagem de seus cidadãos, e confirmou que colocará pelo menos 5.239 militares na fronteira com o México para evitar a entrada destes migrantes.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Milicianos civis podem ajudar os EUA a conter imigrantes
2 Justiça turca confirma que Khashoggi foi estrangulado
3 Brasileiro chefiava quadrilha de tráfico sexual na Espanha

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.