Leia também:
X Variante Delta nas Américas é limitada, garante Opas

Canadá desaconselha AstraZeneca a pessoas com problema sanguíneo raro

Alerta de efeito colateral é feito pelas autoridades de Saúde

Pleno.News - 30/06/2021 15h10 | atualizado em 30/06/2021 16h41

Canadá desaconselha AstraZeneca a pessoas com problema sanguíneo raro Foto: Marco Verch/Pixabay

Na noite de terça-feira (29), a Saúde Canadá apontou que recomenda que pessoas com histórico de síndrome de extravasamento capilar não sejam imunizadas com a vacina contra Covid-19 da farmacêutica AstraZeneca. As informações são da Agência Brasil e da Reuters.

– A Saúde Canadá está atualizando a monografia de produto ou rótulo das vacinas contra Covid-19 da AstraZeneca e da Covishield para adicionar a síndrome de extravasamento capilar como efeito colateral em potencial, com um alerta para que pacientes com histórico dessa síndrome evitem receber a vacina da AstraZeneca ou da Covishield – disse a entidade em comunicado.

A síndrome de extravasamento capilar (CLS) é um problema muito raro que causa perda de fluido de pequenos vasos sanguíneos (capilares), o que resulta em inchaço de membros, pressão baixa, espessamento sanguíneo e níveis baixos de uma proteína sanguínea importante.

A Saúde Canadá e a Agência de Saúde Pública do Canadá estão monitorando o problema desde que este foi mencionado, em abril, pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), como uma possível preocupação de segurança, acrescentou a nota.

Até 11 de junho, um caso de síndrome de extravasamento capilar na esteira de uma imunização com a vacina da AstraZeneca foi relatado no país, disse a Saúde Canadá.

No início deste mês, o comitê de segurança da EMA afirmou que a síndrome precisa ser acrescentada como novo efeito colateral no rótulo da vacina da AstraZeneca, conhecida como Vaxzevria.

Leia também1 Variante Delta nas Américas é limitada, garante Opas
2 Oxford: Maior intervalo entre doses amplia imunidade
3 Bharat Biotech nega fraude na venda de vacinas ao Brasil
4 AstraZeneca afirma que não tem representantes no Brasil
5 Canadá tem 34 mortes ligadas a temperatura recorde de 47,9°C

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.