Leia também:
X Web faz memes sobre distância entre Macron e Putin em reunião

Canadá: Contra vacina obrigatória, grupo fecha principal fronteira com os EUA

Capital do país já declarou emergência por causa de protestos

Pleno.News - 08/02/2022 22h27 | atualizado em 09/02/2022 18h06

Caminhoneiros iniciaram protestos contra vacina obrigatória Foto: EFE/EPA/Kadri Mohamed

Grupos canadenses contra a vacina obrigatória que protestam há dias contra medidas aplicadas ao longo da pandemia de Covid-19 bloquearam com caminhões nesta terça-feira (8) a principal passagem da fronteira entre Canadá e Estados Unidos.

Os líderes do protesto autointitulado Comboio da Liberdade têm bloqueado desde segunda-feira a travessia internacional Ambassador, que liga a cidade de Windsor (em Ontário, no Canadá) a Detroit (em Michigan, nos EUA), e é a mais movimentada entre os dois países.

A Polícia de Windsor informou nesta terça-feira que o “congestionamento” continua e recomendou que os motoristas procurem rotas “alternativas”, como a ponte Blue Water, que liga Sarnia (Ontário) a Port Huron (Michigan).

Na véspera, a Polícia de Windsor pediu aos manifestantes para “não colocarem em perigo a ordem pública” e advertiu que “aqueles que cometerem crimes serão investigados e acusados”.

Em debate de emergência na Câmara dos Comuns do Parlamento na noite de segunda-feira, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, disse que, após mais de uma semana de ocupação no centro de Ottawa, o protesto “tem de parar” e os manifestantes têm de voltar para casa. Trudeau disse também que o protesto está “bloqueando” a democracia e a economia do Canadá.

Os protestos começaram em 29 de janeiro, quando o Comboio da Liberdade, organizado por caminhoneiros que se opõem à obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19, atraíram mais de 3 mil caminhões e entre 10 mil e 15 mil manifestantes.

*EFE

Leia também1 Canadá: Caminhoneiros fazem atos contra vacina obrigatória
2 Canadá: Em meio a protestos, caminhoneiros fazem oração
3 Em 2021, Pfizer lucrou US$ 36 bilhões com vacina contra Covid
4 Austrália barra Djokovic, mas tem atleta com Covid nos Jogos de Inverno
5 Site oferece US$ 100 milhões por podcasts 'sem censura' de Rogan

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.