Leia também:
X Professor perde emprego ao recusar nomes transgêneros

Califórnia, nos EUA, poderá ser dividida em três estados

Defensores da proposta dizem que a divisão melhoraria a vida dos cidadãos

Jade Nunes - 14/06/2018 08h45

A cidade de Los Angeles, na Califórnia Foto: Pixabay

Uma proposta para dividir a Califórnia em três estados obteve nesta terça-feira (12) o apoio necessário para ser votada nas eleições legislativas de 6 de novembro nos Estados Unidos.

A iniciativa, apresentada pelo empresário e investidor do Vale do Silício Tim Draper recebeu 402.468 assinaturas válidas, superando o número requerido pela lei estadual para constar em um pleito.

Draper defende que a divisão da Califórnia em três estados permitiria às comunidades locais ter melhores decisões para os seus cidadãos quanto ao sistema de ensino, o pagamento de menos impostos e melhorias em infraestruturas, entre outros fatores.

– O governo da Califórnia está falhando com os seus cidadãos de formas cruciais. A realidade é que, em boa parte do estado, é difícil para os cidadãos ter sucesso. Os californianos merecem um futuro melhor – disse a porta-voz da campanha pró-divisão, Peggy Grande.

O objetivo da iniciativa é dividir a Califórnia em Estados menores e mais fáceis de serem administrados, ao estilo de Carolina do Norte e Carolina do Sul, ou Dakota do Norte e Dakota do Sul. Caso ela prospere, provocará a primeira cisão de um estado nos EUA desde a criação da Virgínia Ocidental, em 1863.

No entanto, os críticos da proposta alegam que a aplicação dela custaria milhões de dólares em impostos à Califórnia e aumentaria a burocracia.

Caso os eleitores aprovem a divisão, o governador da Califórnia encaminharia a proposta ao Congresso do próprio estado, primeiro, e depois teria que ser ratificada pelo Congresso federal, em Washington.

Nos últimos meses, a Califórnia viu iniciativas semelhantes, como uma promovida em janeiro por um grupo de ativistas conservadores que fizeram uma declaração simbólica de independência ao fundar a chamada “Nova Califórnia”.

Os partidários daquela iniciativa alegavam que os atuais e últimos governadores da Califórnia não cumpriram com os seus deveres e obrigações com o povo do estado. Além disso, afirmavam que as ações do governador em exercício, o democrata Jerry Brown, e de sua equipe pretendem estabelecer “uma tirania” através de “repetidas injúrias e usurpações”.

Houve ainda a iniciativa “Calexit”, que fez campanha nos últimos anos para que a Califórnia se separasse dos Estados Unidos e se tornasse um país.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Professor perde emprego ao recusar nomes transgêneros
2 EUA: Desnuclearização da Coreia do Norte até 2020
3 Trump é indicado ao Nobel da Paz por deputados da Noruega

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.