Leia também:
X Mercosul e União Europeia: Acordo pode sair até fim do ano

Buscas por Madeleine McCann seguem até 5ª feira, diz polícia

Menina sumiu há 16 anos

Pleno.News - 24/05/2023 20h37 | atualizado em 25/05/2023 11h28

Madeleine McCann Foto: EFE/EPA/Metropolitan Police

Autoridades portuguesas decidiram estender até esta quinta-feira (25) a operação de busca realizada em uma barragem no Algarve, no sul de Portugal, por causa do desaparecimento da menina britânica Madeleine McCann. A menina britânica sumiu há 16 anos na região.

Uma forte tempestade forçou a suspensão antecipada das buscas na represa na tarde de ontem, e por isso foi decidido ampliar a operação por mais um dia, até quinta-feira, de acordo com a imprensa local.

A polícia portuguesa, acompanhada por soldados britânicos e alemães, retomou as buscas nesta quarta-feira (24) em Arade, localizada a cerca de 50 quilômetros da Praia da Luz, onde a menina foi sequestrada há 16 anos.

A barragem era um local frequentado pelo principal suspeito do caso, o alemão Christian Brueckner.

Até o momento, não foi divulgada nenhuma informação sobre possíveis avanços na investigação e fontes da Polícia Judiciária portuguesa informaram à Agência EFE que não divulgarão nada sobre a operação até que haja novidades.

As imagens obtidas na região durante esses dois dias sugerem que, durante o primeiro dia, os agentes coletaram material para análise depois de vasculhar a área com cães, radares e drones.

O segundo dia foi dedicado principalmente à limpeza do terreno, com roçadeiras e motosserras, nas áreas de mais difícil acesso para os agentes.

A barragem de Arade era o “pequeno paraíso” de Brueckner, como ele descreveu, e onde passava longos períodos lá com seu motorhome.

O suspeito também tinha fotos da região em seu computador, de acordo com a imprensa local, que informou que uma denúncia de um informante levou as autoridades alemãs a pedir uma busca na barragem.

A região já havia sido vasculhada em 2008 por investigadores particulares, sem sucesso, mas especialistas forenses concordaram hoje que os avanços tecnológicos dos últimos anos são essenciais para solucionar o mistério, caso as evidências do desaparecimento da menina sejam finalmente encontradas.

Madeleine tinha 3 anos de idade quando desapareceu – em 3 de maio de 2007 – no quarto onde dormia com seus irmãos mais novos, em um resort na Praia da Luz.

Após anos de investigação, o caso sofreu uma reviravolta em 2020, e o alemão Christian Brueckner, preso em seu país por outros crimes, tornou-se o principal suspeito.

A Promotoria de Braunschweig, na Alemanha, está trabalhando com a teoria de que Madeleine foi morta por Brueckner, que tem um longo histórico de abusos sexuais e crimes de pedofilia, alguns deles em Portugal.

*EFE

Leia também1 Caso Madeleine McCann: Polícia faz novas buscas em barragem
2 Irmã de Madeleine fala pela 1ª vez sobre desaparecimento
3 Caso Madeleine McCann: Pais se manifestam após DNA de jovem
4 Confira o resultado do DNA de jovem que diz ser Madeleine
5 Jovem que diz ser Madeleine faz DNA após ajuda de detetive

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.