Leia também:
X Em carta a Biden, artistas pedem ‘boicote’ a acordo com Bolsonaro

Covid: Buenos Aires alerta para alta ocupação dos leitos de UTI

Secretário da Saúde se pronunciou nesta terça-feira

Pleno.News - 20/04/2021 16h31 | atualizado em 20/04/2021 16h54

Buenos Aires alerta para alta ocupação dos leitos de UTI Foto: EFE/ Juan Ignacio Roncoroni/Archivo

O governo da cidade de Buenos Aires alertou, nesta terça-feira (20), para a alta ocupação dos leitos de Unidades Terapia Intensiva devido à segunda onda da pandemia do coronavírus, que atinge principalmente o setor privado, onde leitos ocupados representam, em média, 82% da capacidade.

– A média no setor privado é de 82%. Mas é claro que existem UTIs que estão acima de 95%, e a capacidade média de leitos no setor público é de 65%. Mas é claro que, para atingirmos a plena capacidade, temos que continuar fazendo a redistribuição – disse o secretário da Saúde de Buenos Aires, Fernán Quirós, em entrevista coletiva.

Ele apontou a cooperação entre o governo da capital e de centros privados, aos quais doaram respiradores para atender à elevada procura por leitos.

Sobre a situação no país em que, nas últimas semanas, houve um aumento significativo nos casos, fazendo o governo a adotar restrições à mobilidade, o secretário de saúde destacou que o importante é “intensificar a campanha de vacinação e fazer um esforço de duas ou três semanas”.

Quirós não concordou com algumas das medidas adotadas pelo governo, especialmente a decisão de suspender as aulas presenciais por duas semanas, que gerou tensões entre o partido do presidente Alberto Fernández e o governo de Buenos Aires e que chegou a ir aos tribunais, com a Justiça determinando que as escolas da capital ficariam abertas.

– Suspender a presença gera enormes prejuízos, e o benefício não é claro. O caminho não é impedir a aula presencial, mas aumentar a segurança e o cuidado das crianças – concluiu Quirós.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Prefeito de Buenos Aires luta para reabrir escolas durante pandemia
2 Argentina registra 1ª morte no país por 'aborto legalizado'
3 FMI crê que recuperação dos EUA favorecerá América Latina
4 Argentina: Inflação volta a subir em meio a 2ª onda da pandemia
5 Covid: Argentina bate recorde de mortes pelo 2º dia seguido

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.