Leia também:
X Maduro se diz aberto à ajuda internacional para lidar com danos de chuvas

Buckingham revela data da coroação de Charles III. Confira!

Monarca britânico receberá a coroa, o cetro e a orbe em cerimônia

Pleno.News - 11/10/2022 15h35 | atualizado em 11/10/2022 15h50

Charles III Foto: EFE/EPA/NEIL HALL

O rei Charles III será coroado no dia 6 de maio de 2023, um sábado, em cerimônia solene na Abadia de Westminster, em Londres, junto com a rainha consorte Camila. As informações foram anunciadas nesta terça-feira (11) pelo Palácio de Buckingham.

O monarca britânico, de 73 anos, que ascendeu ao trono com a morte da mãe, Elizabeth II, em 8 de setembro, receberá, após meses de luto e preparação, a coroa, o cetro e a orbe, símbolos de seu reinado.

O ato religioso, celebrado pelo arcebispo de Canterbury, Justin Welby, “refletirá o papel do monarca na atualidade e olhará para o futuro, ao mesmo tempo em que estará enraizado na pompa e nas tradições históricas”, informou Buckingham.

A coroação é um rito que se manteve quase sem variações desde a conquista normanda da Inglaterra, em 1066, e ocorreu durante cerca de 900 anos na Abadia de Westminster.

A cerimônia religiosa de maio incluirá, possivelmente, os principais elementos tradicionais que se repetiram sem alteração durante séculos, junto com alguns componentes novos, de acordo com o “espírito de nosso tempo”, indicou Buckingham.

Entre os analistas britânicos, espera-se que Charles III opte por uma coroação mais modesta que a da mãe, realizada em 2 de junho de 1953, o que refletiria um desejo de aplicar certa austeridade à realeza britânica.

O novo monarca jurará, diante do arcebispo a intenção de reinar o país e os outros 14 de que é chefe de Estado, incluindo Austrália, Canadá e Nova Zelândia, “de acordo com suas respectivas leis e costumes”.

Camila será coroada junto com Charles III como rainha consorte com uma liturgia “similar, embora mais simples”, segundo descreve o Palácio de Buckingham.

Apenas no caso da nova monarca ser uma mulher, o marido não é coroado junto com ela, como ocorreu com o príncipe Philip.

*EFE

Leia também1 Maduro se diz aberto à ajuda internacional para lidar com danos de chuvas
2 Mais Médicos: Cubanos acusam OPAS de exploração
3 Ataque russo atinge prédio do consulado alemão em Kiev
4 Na Ucrânia, repórter brasileiro é surpreendido por míssil ao vivo
5 Ucrânia: Fossa com 180 corpos é achada em cidade Lyman

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.