Leia também:
X Ministro: “Sanções vão gerar mudanças na Venezuela”

Brumadinho é apontada como lição para o mundo por jornal

The New York Times defendeu que indústria de mineração global deve ficar alerta

Ana Luiza Menezes - 01/02/2019 21h52 | atualizado em 01/02/2019 22h03

Brumadinho Foto: EFE/ Antonio Lacerda

Segundo o blog de Daniel Buarque, do portal UOL, um editorial do The New York Times comentou o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, Minas Gerais. Segundo o jornal americano, o caso serve de exemplo para o mundo.

– A indústria global de mineração deve prestar atenção. Está claro que a indústria precisa examinar de perto as barragens, estabelecer padrões internacionais rígidos para a maneira como são construídas e inspecionadas e estudar formas alternativas de descarte de seus resíduos – defendeu o texto.

Intitulado Negligência Fatal, o editorial afirmou ainda que o Brasil não aprendeu a lição após a tragédia que aconteceu em Mariana, em 2015. A queda das ações da mineradora brasileira também foi um assunto abordado.

– O custo do fracasso é alto, como a Vale está aprendendo. As ações da empresa caíram 24% na segunda-feira após o acidente, e a Vale deve receber bilhões de dólares em multas. Somente esse custo deveria impulsionar a Vale e o resto do setor de mineração a olhar de imediato para a forma como eles descartam resíduos de mineração e inspecionam suas barragens – afirmou.

O jornal destacou também que existe um problema global, uma vez que entre os anos de 1998 e 2017 foram registrados colapsos de minas em diversos países.

Leia também1 Sobe para 115 o número de mortos em Brumadinho
2 Jornalista defende Nobel da Paz para bombeiros de MG
3 Brumadinho: Sobrevivente diz que foi salvo pela mão de Deus

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.