Leia também:
X Weinstein pega 23 anos de prisão por abuso e estupro

Britânico é a segunda pessoa no mundo curada de HIV

"Quero ser um embaixador da esperança", declarou Adam Castillejo

Rafael Ramos - 11/03/2020 14h33

Adam Castillejo é o Paciente Inglês Foto: Reprodução

O britânico Adam Castillejo, conhecido como o Paciente Inglês, se tornou a segunda pessoa no mundo curada do HIV. Castillejo está livre do vírus há dois anos após encerrar a terapia antirretroviral.

O paciente foi submetido a um transplante de células estaminais, procedimento utilizado para tratar casos de linfoma. O doador tinha uma mutação identificada como CCR5-delta 32, que o tornava resistente ao vírus da AIDS.

Há 9 anos, Timothy Brown, o Paciente de Berlim, foi o primeiro curado de Aids através de técnica semelhante. Principal autor da pesquisa, o doutor Ravindra Gupta afirma que a técnica os coloca a um passo em direção a uma abordagem de tratamento menos intensiva.

– É importante observar que esse tratamento é de alto risco e usado apenas como último recurso para os pacientes com HIV que também têm neoplasias hematológicas, com risco de vida. Esse não é um tratamento que seria oferecido a pacientes com HIV que estejam em tratamento antirretroviral bem-sucedido – declarou Gupta.

Diretor de Políticas do National AIDS Trust, Kat Smithson, acredita que Adam pode ajudar “a aumentar a consciencialização necessária sobre o HIV”. Smithson afirma que o paciente carrega uma história sobre a incrível resiliência, determinação e esperança”.

– De alguém que estava condenado à morte, passei a ter a possibilidade de cura total. Estava em um ônibus de dois andares daqueles típicos de Londres, abri um sorriso e ali começava minha jornada como o “Paciente de Londres”. Agora eu quero ser um embaixador da esperança – declarou Castillejo.

Leia também1 OMS declara oficialmente pandemia de coronavírus
2 Emoção! Pai com ELA realiza sonho e leva filha até o altar
3 STF retoma julgamento sobre doação de sangue por gays

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.