Leia também:
X Trump opina ser a favor de prisão de governador da Califórnia

Brasileiro que viaja com Greta foi ao enterro de líder do Hezbollah

Thiago Ávila é um dos principais militantes anti-Israel do Brasil

Pleno.News - 09/06/2025 16h31 | atualizado em 10/06/2025 16h43

Thiago Ávila e Greta Thunberg Foto: Arquivo pessoal | EFE/Ministério de Relações Exteriores de Israel via X

Há um brasileiro na lista de ativistas pró-Palestina que viajou com Greta Thunberg até Gaza em um barco que acabou interceptado por Israel. Nascido em Brasília, Thiago de Ávila Silva de Oliveira, de 38 anos, faz parte da organização internacional Freedom Flotilla Coalition (FFC) e é considerado um dos principais militantes anti-Israel do Brasil.

O ativista possui uma relação próxima com o Hezbollah desde os 19 anos, e chegou a estar presente – a convite da própria organização terrorista libanesa – no funeral do líder do grupo, Hassan Nasrallah, em fevereiro deste ano. Ele também foi até o local onde Nasrallah morreu, nos arredores de Beirute, a fim de prestar homenagem ao líder extremista.

Além disso, em junho de 2024, Thiago participou da homenagem ao aniversário de 35 anos da morte do ex-líder supremo iraniano, Ruhollah Khomeini, a convite da Embaixada do Irã em Brasília. Na ocasião, ele chegou a discursar no evento, intitulado International Summit on Gaza.

No Brasil, Thiago concorreu às eleições para deputado federal em 2022, por meio do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade), mas não se elegeu. Ele é formado em Propaganda e Publicidade pelo Instituto de Educação Superior de Brasília. Também ministra um curso de cinco aulas em vídeo, no qual alega apresentar “elementos fundamentais” sobre o que “de fato acontece na Palestina”.

A bordo da embarcação Madleen, ele afirma que visa ir até Gaza a fim de levar ajuda humanitária aos palestinos.

– Gaza está sitiada há 18 anos, como parte de um processo de genocídio de oito décadas. Nós não precisamos obedecer a regimes opressivos. Na verdade, precisamos desafiá-los. Nós somos parte de um levante global muito maior do que essa humilde missão de 12 pessoas num pequeno barco – disse ele, em um vídeo divulgado nas redes sociais na última sexta-feira (6).

Ao The Jerusalem Post, Thiago declarou que a missão organizada pelos militantes até Gaza deveria, na verdade, ser feita por governos e órgãos internacionais, mas “dadas as condições do mundo hoje, os países não se veem em condições de fazer isso, então precisam ser cidadãos comuns para fazer”.

Essa não é a primeira vez que Ávila tenta chegar a Gaza. Em maio, ele também fez parte de outra iniciativa da FFC para chegar ao local de barco, mas a embarcação teve o casco atingido por drones próximo à costa de Malta.

Leia também1 Israel proíbe desembarque de navio com Greta em Gaza
2 Israel intercepta navio de Greta que tentava chegar a Gaza
3 Governo Lula pede a Israel que libere membros do navio de Greta
4 Greta e outros ativistas terão que ver imagens do ataque do Hamas
5 Eurodeputada pede ajuda a Lula para proteger navio de Greta

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.